AVANTE MEU TRICOLOR
·5. Mai 2025
Alianza Lima rebate acusações antes de jogo com São Paulo negando ‘incitar violência’ após expulsão de Guerrero

AVANTE MEU TRICOLOR
·5. Mai 2025
Guerrero foi pivô de grande confusão no Peru envolvendo o Alianza (Foto: Divulgação/Alianza Lima)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
Adversário do São Paulo nesta terça-feira (6) pela Libertadores, o Alianza Lima rebateu acusações de que estaria ‘incitando a violência’ após polêmica em seu último jogo pelo Campeonato Peruano.
O clube emitiu comunicado em suas redes sociais neste domingo (4) negando veementemente qualquer ato de violência ou que declarações de seu departamento esportivo tenha incitado a mesma.
A polêmica começou durante a derrota do time de Lima para o Cienciano, na sexta-feira (2). No 1º tempo, o árbitro da partida não anotou um pênalti sobre o atacante Paolo Guerrero, reconhecido depois pela CONAR (Comissão Nacional de Árbitros do Peru) como erro claro.
Depois, já nos minutos finais, foi chamado pelo VAR para analisar um pênalti a favor do Cienciano, e confirmou a infração. Guerrero, que já tinha cartão amarelo, tomou o segundo e foi expulso de campo após excessivas reclamações, que devem ter saído um pouco do tom.
Os dirigentes do Alianza Lima obviamente se manifestaram com reclamações contra a arbitragem, que gerou uma resposta da CONAR.
“Lamentamos as declarações dos representantes esportivos do clube Alianza Lima sobre a arbitragem da partida disputada na sexta-feira, 2 de maio, entre Alianza Lima e Cienciano, pela 11ª rodada do Torneio Apertura da Liga 1 de 2025. Essas declarações foram feitas repetidamente, com uso de termos difamatórios que incitam à violência”, apontou o comunicado do Comite.
Para finalizar a polêmica, o Alianza Lima soltou a réplica contra as acusações sofridas.
"Rejeitamos categoricamente qualquer ato de violência. Qualquer ação desse tipo vai contra nossos valores, nossa história e a essência que nossa instituição representa”.
“Negamos categoricamente que declarações do nosso departamento desportivo possam incitar violência. Essas declarações foram feitas em defesa da nossa instituição e em resposta a uma série preocupante de decisões de arbitragem que têm prejudicado repetidamente a nossa equipe”.
“São alegações justas e fundamentadas, principalmente após o vídeo publicado pelo CONAR, no qual a instituição reconheceu o erro do árbitro e da equipe do VAR ao não marcar pênalti na partida da 11ª rodada do Torneio Apertura”, informou o Alianza Lima.