Nosso Palestra
·8. Mai 2025
Análise: Com tabus superados, números ajudam a entender tamanho da classificação antecipada do Palmeiras na Libertadores

Nosso Palestra
·8. Mai 2025
O Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (7), em Assunção, no Paraguai, e se garantiu nas oitavas de final da Libertadores com duas rodadas de antecedência. Para garantir a vaga, a equipe viveu mais uma noite que se tornou comum em 2025, quebrando tabus.
O Cerro Porteño não perdia uma partida como mandante na Libertadores desde 2023, quando foi derrotado pelo próprio Palmeiras. Desde então, eram quatro vitórias e três empates no estádio Nueva Olla. A série foi encerrada com o sólido triunfo do Verdão por 2 a 0, com gols de Estêvão e Vitor Roque.
Única equipe com 100% de aproveitamento após quatro partidas na competição em 2025, a equipe de Abel Ferreira soma agora 12 pontos, contra quatro do Cerro Porteño e Sporting Cristal, segundo e terceiro colocados do Grupo G, e três do Bolívar, lanterna da chave. Com as quatro vitórias consecutivas, igualou seu melhor início histórico na Libertadores, feito realizado também em 1968 (vice-campeão), 2021 (campeão) e 2022 (semifinalista).
Os quatro triunfos passam por quebras de tabus, ponto alto desta sequência de vitórias na competição. Além de quebrar a série de nove jogos do Cerro Porteño, o time de Abel Ferreira venceu o Bolívar na temida altitude de La Paz, em partida também crucial para a classificação.
Tradicionalmente, os clubes brasileiros enfrentam grandes dificuldades jogando na altitude da capital boliviana. Em 20 partidas realizadas em La Paz contra o Bolívar na Libertadores, os times do Brasil conquistaram apenas quatro vitórias, duas delas do Palmeiras, que venceu o adversário por 3 a 2 no dia 24 de abril, na terceira rodada da fase de grupos.
Único clube que venceu todas as partidas nesta Libertadores, o Palmeiras registrou a melhor campanha da fase de grupos cinco vezes nas últimas sete edições da competição e busca o feito mais uma vez. estabelecendo o melhor desempenho da história em 2022, quando obteve seis vitórias em seis jogos, com 22 gols de saldo.
Além disso, está invicto há dez jogos fora do Brasil pela Libertadores – depois do revés para o Bolívar, pela fase de grupos de 2023, foram oito vitórias e dois empates no exterior. O Verdão sofreu só uma derrota nas últimas 28 partidas em solo estrangeiro pela principal competição do continente, somando 22 vitórias e cinco empates.
Cerro Porteño e Palmeiras, no Paraguai, pela Libertadores (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
A classificação antecipada para as oitavas de final, significa grande vantagem na logística e no planejamento físico para um mês desgastante em maio, com oito partidas agendadas.
O quinto mês do ano é recheado de compromissos importantes para o time de Abel Ferreira, com jogos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
Além disso, o clube já trabalha nos bastidores com a preparação para o Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado em junho, nos Estados Unidos. Com isso, qualquer chance de poupar titulares e evitar desgaste excessivo será valorizada pela comissão técnica.