Zerozero
·5. Januar 2025
Zerozero
·5. Januar 2025
Novo ano, o regresso às vitórias. Depois do empate diante do SC Braga no último jogo de 2024, o Sporting abriu 2025 a vencer o Marítimo por 3-0, num jogo marcado pela chuva torrencial que se fez sentir em Alcochete, mas também pelo reencontro entre Telma Encarnação e a antiga equipa.
Depois de uma entrada mais equilibrada entre ambas as formações, foram precisos cerca de dez minutos para a turma de Micael Sequeira chegar à vantagem. Na sequência de um pontapé de canto, a bola acaba por sobrar para Beatriz Fonseca - um dos elementos mais importantes desta vitória do Sporting - e a esta coube assistir Maiara Niehues para um cabeceamento certeiro que Nicole Panis não conseguiu travar.
O Marítimo viria a assustar, pouco tempo depois. Com algumas reticências sempre que se encontrava no ataque, Sofia Lewis acabou mesmo por chegar ao golo, após um passe em profundidade de Paula Fernandes. No entanto, o lance viria a ser invalidado por posição ilegal. Mesmo assim, ficou na retina alguma capacidade insular nas transições, com Jenna Holtz a atuar no meio-campo ao invés de estar na lateral direita.
Até ao intervalo, o Sporting viria a acordar do choque com Diana Silva a voltar aos golos. Depois de um passe muito bem medido de Ana Borges para Beatriz Fonseca, a extremo de 26 anos voltou a cruzar para novo tento certeiro da formação verde e branca.
Na segunda metade, o duelo entrou num modo de maior gestão, também devido às condições meteorológicas e do relvado, mas a bola ao poste de Miri O’Donnell não passou despercebida, nem o golo na estreia de Matilde Nave na Liga BPI. A jovem de apenas 17 anos foi chamada a subir ao relvado e, dois minutos após a entrada, foi servida por Telma Encarnação para o terceiro e último golo da partida.
Mesmo nos minutos finais, Telma esteve perto de marcar à antiga equipa - e chegou mesmo a fazê-lo -, mas a jogada acabou invalidada por fora de jogo da avançada, do momento do passe de Brenda Pérez, que chegou aos 100 jogos com a camisola do Sporting este domingo.
Assim, o Sporting sobe ao segundo lugar da Liga BPI à condição, sendo que o SC Braga vai defrontar o Benfica nesta jornada e pode alterar as contas. O Marítimo, que teria a hipótese de subir ao quarto posto em caso de vitória, segue em quinto com 17 pontos e pode ser ultrapassado pelo Valadares Gaia.