Portal dos Dragões
·16. April 2025
Assistências de Francisco Moura no FC Porto colocam-no à porta da seleção nacional

Portal dos Dragões
·16. April 2025
A defesa do lado esquerdo tem sido uma preocupação para o FC Porto desde o início da temporada. Sob o comando de Vítor Bruno, a posição tem sido um ponto fraco na equipa.
As frequentes lesões de Zaidu e do brasileiro Wendell obrigaram a equipa a utilizar Antecessores em desvantagem em relação a Moura
A boa forma de Francisco Moura já o colocou em vantagem em relação ao seu antecessor, Wendell, que deixou o FC Porto em janeiro para se juntar ao São Paulo. Wendell deixou para trás nove assistências em três épocas e meia, um número que Moura já superou, e a temporada 2024/25 ainda não terminou.
O jovem de Braga tem em mente dois ex-colegas brasileiros que são bem conhecidos dos adeptos do FC Porto. Alex Sandro, agora no Flamengo, contabilizou 10 assistências em três anos e meio no Dragão, enquanto Alex Telles, que joga no Botafogo, fez o mesmo na sua primeira temporada no Porto. Moura está a uma assistência de igualar o atleta de 32 anos, o que pode sinalizar um futuro promissor para o lateral-esquerdo do FC Porto. Seleção em vista para junho? A consistência de Francisco Moura no FC Porto não deve ter passado despercebida ao selecionador nacional, Roberto Martínez. Nos últimos quatro jogos, Moura fez três assistências, duas delas para Rodrigo Mora. Além disso, na sua temporada de estreia, o lateral-esquerdo de 25 anos já marcou golos em jogos consecutivos em fevereiro: um na receção à AS Roma (1-1) e outro na vitória em Faro (0-1). Em relação à seleção nacional, Moura enfrenta uma forte concorrência para uma possível estreia em junho, durante a fase final da Liga das Nações. Ele sabe que Nuno Mendes deve ser uma escolha de Roberto Martínez, mas está a lutar por uma segunda vaga para lateral-esquerdo, competindo com Nuno Tavares, que tem enfrentado problemas físicos na Lazio, e com os habituais Diogo Dalot e João Cancelo, que, embora joguem principalmente à direita, também desempenham bem à esquerda. O que é certo é que o FC Porto tem um lateral-esquerdo que resolverá o problema durante os anos em que permanecer na Invicta. Francisco Moura, recorde-se, foi adquirido por cinco milhões de euros à SAD do FC Porto em setembro do ano passado e tem um contrato com os dragões até junho de 2029. O Famalicão retém 10% de uma futura venda.
Live