Benfica e Sporting na <i>Champions</i>: empate chega, mas derrota pode ser suficiente | OneFootball

Benfica e Sporting na <i>Champions</i>: empate chega, mas derrota pode ser suficiente | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·22. Januar 2025

Benfica e Sporting na <i>Champions</i>: empate chega, mas derrota pode ser suficiente

Artikelbild:Benfica e Sporting na <i>Champions</i>: empate chega, mas derrota pode ser suficiente

Os desaires de Benfica (4-5 frente ao Barcelona) e Sporting (2-1 em Leipzig) impediram as duas equipas de assegurar um lugar na próxima fase da Liga dos Campeões já esta semana. Ainda assim, os dois representantes portugueses ocupam posições de acesso ao play-off e por isso dependem apenas de si mesmos para seguir em frente.

Se Benfica e Sporting vencerem os seus derradeiros jogos - frente a Juventus e Bologna, respetivamente -, ficam apurados para o play-off da liga milionária, naturalmente, mas em ambos os casos basta um empate na última jornada!


OneFootball Videos


Como? Passamos a explicar... Ora, um empate deixaria as equipas lusas com 11 pontos e mesma diferença de golos positiva que já têm (+2 no caso das águias e +1 no caso leonino), e uma vez que teremos simultaneamente confrontos entre equipas em torno na tabela (especificamente o Man City - Club Brugge e o Stuttgart - PSG), existe já uma garantia de que haverá, em todos os cenários possíveis, pelo menos duas equipas com os mesmos 11 pontos e uma diferença de golos pior.

Até a derrota pode dar...

Ainda que seja um cenário mais arriscado, Benfica e Sporting também podem conseguir garantir o lugar de play-off mesmo que percam na última jornada.

Se tal acontecer, águias e leões ficariam com os dez pontos que têm atualmente. Vamos então por partes, isto tendo em consideração que seria importante ambos não perderem por números exagerados.

O Shakhtar Donetsk tem sete pontos neste momento, pelo que passava também a somar dez em caso de triunfo sobre o Borussia Dortmund na última ronda. No entanto, os ucranianos têm de recuperar da diferença de seis golos negativos que apresentam neste momento, num cenário que não se adivinha fácil (nesta fase, tal como referido, o Benfica tem +2 e o Sporting +1).

Se vencerem os seus jogos, Manchester City (vs Club Brugge) e Dinamo Zagreb (vs Milan) passam a ter 11 pontos e ultrapassariam assim Benfica e Sporting se as equipas portuguesas perderem para a semana.

Por seu lado, além dos dois conjuntos lusos, há outras duas formações que partem para a jornada decisiva com dez pontos: Paris SG e Stuttgart. Curiosamente, franceses e alemães defrontam-se no próximo dia 29. Em caso de derrota de Benfica e Sporting, o pior resultado no jogo entre estes dois clubes seria o empate, isto na medida em que Paris SG e Stuttgart ficariam com 11 pontos e ultrapassariam águias e leões.

Se os parisienses vencerem o jogo em questão, o Stuttgart continuaria com os dez pontos que tem atualmente e iria piorar o registo em termos de diferença de golos (neste momento está com -1). Ora, perante o facto de apresentarem uma diferença de golos positiva, Benfica e Sporting partem em vantagem sobre os alemães.

O triunfo dos alemães também pode servir, mas o facto de o Paris SG ter +2 na diferença de golos não ajuda - daria jeito se o desaire dos franceses fosse por números consideráveis.

Perante tantas contas, fica a questão: conseguirão Benfica e Sporting seguir em frente na prova milionária?

Impressum des Publishers ansehen