Zerozero
·15. November 2024
Zerozero
·15. November 2024
Sortes diferentes ainda que sem qualquer vitória para os vários jogadores ligados ao futebol português no apuramento para o Campeonato Africano das Nações. Na receção ao Egipto, Cabo Verde não foi além do empate (1-1), tal como a Guiné-Bissau que, na deslocação ao terreno de Essuatíni, dividiu pontos graças a um golo de Carlos Mané nos instantes finais (1-1). Ao invés, Moçambique foi derrotado frente ao Mali (0-1) e acabou ultrapassado na liderança do grupo I da qualificação.
Só com a vitória em mente face à desvantagem para o Botsuana - ocupa o segundo e último lugar de acesso ao CAN -, os Tubarões Azuis demoraram a assumir o ascendente na partida e viram a remodelada seleção egípcia a chegar à vantagem, ainda na primeira parte.
Estava jogada pouco mais de meia hora, quando um belo entendimento entre Mohamed Hamdi e Taher Mohamed permitiu ao camisola 9 dos Faraós bater Bruno Varela e impor maiores dificuldades à seleção caboverdiana.
No segundo tempo, os pupilos de Bubista melhoraram o seu fio de jogo, conseguindo forçar o empate. Na cobrança de um penálti, Ryan Mendes enganou Moha El-Shenawi e ditou o resultado final.
Já no duelo entre Moçambique e o Mali, o tento solitário de Kamori Doumbia foi o suficiente para desequilibrar a balança a favor dos visitantes, enquanto em Essuatíni, Lindo Mkhota abriu a contagem à entrada para os últimos dez minutos da partida.
No lance seguinte, Philane Mkhontfo falhou o 2-0 da marca dos onze metros, valendo o faro apurado de Carlos Mané a salvar um ponto para os guineenses. Um resultado que, de resto, impede a igualdade pontual entre as duas seleções no mesmo grupo onde constam moçambicanos e malianos.