Glorioso 1904
·30. April 2025
Com ‘milhões’ da UEFA no ar, Benfica deixa rivais a ‘comer pó’

Glorioso 1904
·30. April 2025
Não é mentira que em cada temporada, além da conquista do título nacional, o objetivo do Benfica passa por assegurar uma presença contínua nas competições europeias, de forma a arrecadar um encaixe bastante avultado nos cofres encarnados. Mais recentemente, a Bola divulgou um artigo onde dá conta de quanto é que os emblemas receberam da UEFA e as contas favorecem o Glorioso.
Conforme surge na notícia partilhado pelo órgão de comunicação desportivo, na última década, as equipas nacionais que participaram nas competições masculinas, Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência (a última a partir de 2021), receberam um valor total de 1.2 mil milhões de euros da UEFA.
Feitas as contas, desde a temporada de 2015/2016, o Benfica foi a equipa portuguesa com a maior fatia de prémios monetários que recebeu da sua participação nas provas europeias. Pelo que se pode calcular, as águias receberam até à data, cerca de 458,267 milhões de euros, um montante que deixa o Clube da Luz bem destacado, à frente dos rivais Porto e Sporting.
Atrás do Glorioso, segue o rival do norte. Neste caso, a equipa sob a antiga administração de Pinto da Costa, agora sobre a tutela de André Villas-Boas, surge no 2.º lugar, com um montante total de 438,535 milhões de euros. O Sporting, por sua vez, na última década não foi uma equipa com muita participação europeia. Desde 2015, os leões apenas amealharam cerca de 223,488 milhões de euros, metade em comparação aos rivais.
No ponto de vista geral, desde 2015, que oe emblemas portugueses tentam dar o seu melhor nas competições europeias, contudo, o fraco investimento que existe no desporto nacional acaba por afetar a performance de muitas das equipas que chegam à Europa. Na década em análise, o melhor contributo luso aconteceu na época de 2022/2023, onde equipas como o Benfica e Sporting chegaram longe na Liga dos Campeões e Liga Europa respetivamente, ao todo, Portugal recebeu um valor a rondar os 189,555 milhões de euros nesse ano.