oGol.com.br
·25. November 2024
oGol.com.br
·25. November 2024
O Brasileirão de 2025 tem tudo para ser o mais nordestino da história dos pontos corridos. Com as subidas de Sport e Ceará confirmadas neste domingo, o torneio no mínimo igualará o recorde anterior de representantes da região, e deve o superar, embora ainda dependente da campanha do Vitória na Série A.
Sport e Ceará se juntam em 2025 a Fortaleza e Bahia, que neste momento almejam objetivos maiores na elite. Hoje, o quarteto teria ainda a companhia do Vitória, que vem em crescente no Brasileirão e já ocupa o 12º posto, embora ainda não livre do pesadelo do Z4.
Nunca na história dos pontos corridos, mesmo no formato com inicial, com 24 clubes, o Brasileirão contou com cinco representantes do Nordeste. O máximo até o momento foi de quatro clubes na elite, entre 2019 e 2021 (ver tabela abaixo).
O número de representantes pode ser visto como um indício do bom momento do futebol nordestino no cenário nacional. Mas há ainda um diferencial a ser comemorado: os clube da região tem demonstrado capacidade para competir com os gigantes do "eixo" mais forte do futebol, que engloba as regiões Sul-Sudeste (mais especificamente RJ, SP, MG e RS).
O Fortaleza de 2024 é dono da melhor campanha da história de um clube do Nordeste nos pontos corridos. Apenas seis pontos separam o Laion dos líderes Palmeiras e Botafogo, e com um jogo a menos para os cearenses.
O Bahia é outro caso atípico. O investimento do grupo City transformou o clube em um dos mais ricos do país. A luta em 2024 é por vaga na Libertadores, apesar da sequência de sete jogos sem vitória, em uma má fase que vem comprometendo o objetivo maior.
Entre os representantes do Nordeste, o trio Vitória, Bahia e Sport foi o que mais vezes disputou a Série A: 11 edições cada.