
Palmeiras Online
·5. April 2025
Conmebol abre processo contra Sporting Cristal após racismo contra torcida do Palmeiras

Palmeiras Online
·5. April 2025
Na última quinta-feira (3 de março), o Palmeiras derrotou o Sporting Cristal por 3 a 2, no Estádio Nacional do Peru, em Lima, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar do resultado positivo, o duelo ficou marcado por novos gestos racistas contra os torcedores do Verdão.
Para quem não sabe, um torcedor peruano foi flagrado imitando um macaco em direção aos adeptos alviverdes. Agora, segundo a ESPN, a Conmebol abriu um processo disciplinar para investigar as ações racistas.
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Receba notícias do Verdão direto no seu e-mail+ Apostas Palmeiras + Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram
De modo resumido, a situação se enquadra no artigo 15 do Código Disciplinar da Conmebol, que trata exclusivamente de episódios de discriminação, prevendo multa de pelo menos 100 mil dólares para clubes “cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem“. Em caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de 400 mil dólares.
Além disso, os peruanos podem receber outras punições, como uma “sanção de jogar um ou vários jogos à baliza fechado, fechamento parcial do estádio, proibição de entrada de torcedores e exposição mensagens contra a discriminação”.
https://twitter.com/bandsports/status/1907988997433102668
Por fim, vale destacar que o registro do crime foi feito pelo torcedor Rodrigo Wirth e publicado nas redes sociais. Após o ocorrido, o Palmeiras repudiou o novo caso de racismo e pediu punições por meio de uma nota oficial.
“É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.
A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.
Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
Racismo não é provocação! Racismo é crime!”