oGol.com.br
·30. November 2024
oGol.com.br
·30. November 2024
O futebol brasileiro vive, de fato, uma hegemonia recente no continente sul-americano quando o assunto é Copa Libertadores da América. E, dentro deste domínio tupiniquim, as glórias têm desembarcado numa região bem específica: o Rio de Janeiro.
Isso porque esta é a terceira vez consecutiva que um clube carioca conquista a competição. Antes do título deste sábado do Glorioso, o Fluminense fez as honras em 2023 (também conquistando o título inédito, com vitória sobre o Boca Juniors) e o Flamengo foi o campeão em 2022 ao despachar o Athletico.
Em um outro recorte, fica ainda mais perceptível o crescimento dos cariocas na competição. Das últimas seis edições de Libertadores, quatro foram vencidas por um clube do Rio de Janeiro (2019, 2022, 2023 e 2024).
Com a conquista do Botafogo, que fez história ao vencer com autoridade o Atlético Mineiro, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, a Cidade Maravilhosa, onde o Glorioso está situado, se torna a cidade com o maior número de campeões do país, superando a capital paulista.
Vale lembrar que o município do Rio agora conta com quatro campeões da América. Além do Fogão, os rivais Flamengo (1981, 2019 e 2022), Vasco (1998) e Fluminense (2023) também conquistaram a competição, enquanto a cidade de São Paulo conta com três campeões: Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Lembrando que o Santos pertence ao Litoral Paulista.