Central do Timão
·22. Januar 2025
Central do Timão
·22. Januar 2025
Na última terça-feira, 21, o ge.globo publicou um levantamento realizado com 25 clubes das Séries A (masculina) e A1 (feminina) do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de apurar as ações que vêm sendo realizadas no futebol nacional no combate à violência contra a mulher. Até a publicação da matéria, 13 clubes haviam respondido às perguntas, e o Corinthians constava como um dos clubes que não se posicionou.
A Central do Timão, então, procurou o clube, que através de sua assessoria confirmou que o prazo concedido para fornecer as respostas não foi suficiente para atender a demanda, devido a diversas outras solicitações recebidas simultaneamente pelo departamento. Em seguida, tivemos acesso a um documento, no qual o Corinthians explica as ações que realiza para conscientizar funcionários sobre o tema.
Foto: Reprodução
O Corinthians afirmou apoiar e realizar ações de combate à violência contra a mulher, explicando que é um dos temas debatidos em projetos como o Programa Corinthians & Integridade. Através dele, o Alvinegro desenvolve políticas, treinamentos, cartilhas e encontros periódicos para debater diversos temas que impactam na vida não apenas dos atletas, mas também dos outros funcionários do clube, com o objetivo de “estimular a cultura da ética, do respeito e das boas práticas entre todos(as)”, de acordo com o documento.
Esse programa se soma a outros encontros pontuais envolvendo a gestão do clube, líderes de departamento e atletas em formação, com o futebol feminino recebendo atenção especial por meio de palestras ministradas no CT Joaquim Grava. Nesses encontros, são discutidos temas como responsabilidade social, diversidade, inclusão, liderança feminina, compliance e proteção de dados. As Brabas também participaram, durante 2024, de discussões sobre combate ao doping, manipulação de resultados e combate ao racismo.
O Corinthians afirmou que em março deste ano promoverá um encontro com lideranças femininas para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher, entre outros assuntos. Segundo o clube, trata-se de uma discussão que já é parte das políticas internas de suporte à mulher, por meio de ferramentas como o Código de Conduta Ética e campanhas como as de Combate ao Assédio e Discriminação no Ambiente de Trabalho e de Prevenção ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes Atleta.
Na estrutura administrativa do Corinthians, o setor de compliance é o responsável pela produção de cartilhas educativas, disponibilizar um canal externo para eventuais denúncias, bem como administrar eventuais comitês de investigação das mesmas. Outro setor com responsabilidades sobre esse tema é o Núcleo Educacional Social Psicológico, que trabalha junto aos atletas em formação para conscientizá-los não apenas sobre questões como machismo, mas também outras como xenofobia e dependência química, além de outros temas extracampo.
Por fim, o clube ressaltou no documento sua participação em campanhas realizadas junto a órgãos públicos, citando nominalmente o Pacto Ninguém Se Cala, do Ministério Público do Trabalho, programa de proteção da mulher contra assédio e violência; o movimento SP por Todas, da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, que disponibilizou atendimento a mulheres para solucionar conflitos através da Defensoria Pública; e o Tratado Antirracista pela Diversidade, ação pioneira da Liga Nacional de Basquete que deu suporte a vítimas de discriminação racial, violência contra a mulher, LGBTfobia, xenofobia e capacitismo em jogos da liga.
Vale lembrar, ainda, que em ação inédita o Conselho Deliberativo do Corinthians instituiu, em fevereiro de 2024, uma Comissão Temática de Mulheres, com o objetivo de aumentar a representação feminina no clube e dar mais visibilidade às associadas. Atualmente a comissão é composta por Miriam Athiê, Ana Lucia Tomé, Karen Hadlik, Renata Ribeiro Rainone e Rosmélia Hernandes Blanco.
Veja mais:
Registre-se na melhor casa de apostas do Brasil usando o link da Central do Timão: KTO.BET.BR | Aposte com responsabilidade! | Site +18