Coluna do Fla
·26. Dezember 2024
Coluna do Fla
·26. Dezember 2024
Atualmente, o elenco do Flamengo aproveita as férias até 08 de janeiro de 2025. Contudo, o clube rubro-negro fechou 2024 com 30 lesões registradas no plantel. Dessa forma, a contusão mais recorrente foi na posterior da coxa.
Em resumo, no levantamento divulgado pelo GE, dentre as 30 contusões do elenco do Flamengo, oito foram por lesão na posterior da coxa, sendo cinco na direita e três na esquerda. Além disso, houve também dois desconfortos na região, mas não foram contabilizados como contusão.
Inclusive, vale ressaltar que outros três casos de lesão muscular foram divulgados pelo Flamengo sem muitas especificações. Entre os atletas que mais visitaram o Departamento Médico do Fla está De La Cruz. Isso porque, o uruguaio foi ao DM em quatro oportunidades: dores no ombro direito, trauma no joelho direito e duas lesões na coxa direita.
Com isso, De La Cruz participou de 41 dos 73 jogos do Flamengo no ano. Destes, o meia foi titular em 37 e atuou 3.134 minutos. Por fim, o jogador desfalcou o time em 13 partidas e só completou 90 minutos dentro de campo em nove compromissos, visto que foi substituído em 28.
Se De La Cruz foi o jogador que mais visitou o Departamento Médico do Flamengo, Everton Cebolinha foi o atleta mais ausente devido à gravidade da lesão que sofreu. Isso porque, o atacante rompeu o tendão de Aquiles ainda em agosto, quando passou por cirurgia. Dessa forma, o camisa 11 desfalcou o Mais Querido em 38 jogos, somando problemas físicos anteriores.
No ranking, quem aparece como segundo jogador que mais desfalcou o Flamengo por lesão, é Matías Viña. Dessa forma, o uruguaio não ficou à disposição do Mais Querido em 28 jogos. Vale lembrar que o jogador sofreu uma lesão multiligamentar no cruzado anterior do joelho direito e precisou de cirurgia reparadora.
Até então, o Flamengo ainda tem três jogadores lesionados no elenco: Everton Cebolinha, Matías Viña e Pedro. O centroavante também passou por cirurgia depois de romper o ligamento do joelho em um treino com a Seleção Brasileira. Com isso, o camisa 9 ficou de fora da temporada do Fla desde setembro.
Agora, o Departamento Médico do Flamengo corre contra o tempo para ter os três jogadores à disposição o quanto antes. Um jogador que fechou 2024 lesionado foi Arrascaeta, porém, o uruguaio teve uma lesão mais simples, realizou uma artroscopia no joelho e volta aos trabalhos na pré-temporada.
Além disso, Everton Cebolinha é outro jogador que deve ficar à disposição já no começo da pré-temporada rubro-negra. Por fim, Matías Viña e Pedro vão seguir se recuperando das respectivas lesões até meados de 2025, visto que o clube não estipula prazos oficiais para os retornos de contusão.