Esporte News Mundo
·7. Januar 2025
Esporte News Mundo
·7. Januar 2025
O Guangzhou FC, maior campeão do campeonato chinês com oito títulos, teve sua licença negada na última segunda-feira pela Federação Chinesa de Futebol, por não cumprir os requisitos financeiros necessários para disputar competições do país. Com isso, a equipe não poderá jogar a segunda divisão deste ano.
Segundo a imprensa chinesa, a equipe decidiu encerrar suas atividades profissionais por conta do agravamento de sua crise financeira. No ano de 2021, a equipe registrou dívidas superiores a 300 mil milhões de dólares, o que acabou resultando no rebaixamento do time para a segunda divisão chinesa, em 2022.
A equipe não foi a única que teve sua licença profissional negada pela Federação Chinesa de Futebol. Fora isso, o Cangzhou Mighty Lions, da primeira divisão do país, e o Hunan Billows, da terceira divisão, também foram dissolvidos.
Antes conhecido como Guangzhou Evergrande, foi um dos times chineses mais ativos na contratação de grandes jogadores durante a expansão do futebol do país na última década. Durante esse período, conquistou duas vezes a Liga dos Campeões da Ásia e conquistou oito vezes o Campeonato Chinês, entre os anos de 2011 e 2018.
Durante esse período, a equipe foi comandada por Felipão, que conquistou o tricampeonato chinês e a Liga dos Campeões da Ásia, em 2015. Além disso, a equipe ainda teve passagens de jogadores brasileiros que se transformaram em ídolos, caso de Paulinho e Elkeson.