Esporte News Mundo
·2. April 2025
LaLiga invalida negociação do Barcelona e impede dupla de jogar

Esporte News Mundo
·2. April 2025
— Continua depois da publicidade —
A novela pela inscrição de Dani Olmo e Pau Víctor ainda não chegou a um fim. A LaLiga comunicou que invalidou a operação de Fair Play Financeiro feita pelo Barcelona para registrar os dois jogadores. Por conta disso, a entidade decidiu reduzir o limite salarial do clube e reportar o auditor sobre a venda.
A competição permitiu que ambos os jogadores atuassem em janeiro deste ano, após a diretoria do clube fazer um encaixe dentro das regras do Fair Play Financeiro. Para realizar o movimento, o clube catalão vendeu camarotes do novo Camp Nou, que ficará pronto para a próxima temporada.
A venda girou em torno de 100 milhões de euros (cerca de R$ 615 milhões na cotação atual) e foi realizada entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano. No entanto, Javier Tebas, presidente da La Liga, considera que as negociações não foram feitas dentro do tempo necessário, e derrubou a liminar do Conselho Superior de Esportes (CSD) que concedia que Dani Olmo e Pau Víctor pudessem atuar pelo clube.
A permissão para que os atletas atuem se encerra no próximo dia 7 de abril. Por conta disso, a dupla não poderá mais atuar, tendo em vista que o registro dos camarotes foi considerado inválido pela La Liga.
Entenda a siuação
Dani Olmo voltou ao Barcelona em uma negociação de 55 milhões de euros. Assim que chegou ao clube, ele viveu uma indefinição se seria regularizado a tempo da temporada começar e esperou até o dia 28 para ser inscrito na LaLiga por conta das regras rígidas do Fair Play Financeiro.
Dani Olmo em ação pelo Barcelona – Foto: Clive Brunskill/Getty Images
O clube tentou diversas alternativas para abrir espaço em sua folha salarial e conseguiu após a lesão do zagueiro Andreas Christensen, que teve um problema no tendão de Aquiles. Por conta disso, o Blaugrana conseguiu uma brecha no regulamento que permitia que 80% do salário de um atleta fosse descontado na prestação de contas caso um atleta tivesse problemas físicos graves.
Por conta disso, o clube ganhou tempo para regularizar os dois atletas, mas tinha o prazo de até o dia 31 de dezembro de 2024. No entanto, não conseguiu fazer isso e a regulamentação dos dois atletas não saiu na data estipulada e LaLiga e Federação de Futebol da Espanha reafirmaram o cancelamento do registro dos dois atletas.
Em janeiro, o CSD concedeu uma medida cautelar para que Dani Olmo e Pau Víctor pudessem atuar pelo Barcelona. No entanto, a decisão foi provisória e chega ao fim na próxima segunda-feira (7).