MundoBola Flamengo
·15. April 2025
LDU x Flamengo: arbitragem possui pouca experiência na Libertadores

MundoBola Flamengo
·15. April 2025
A Conmebol divulgou, nesta terça-feira (15), a escala de arbitragem para o confronto entre Flamengo e LDU pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Mais Querido vai encarar o time equatoriano na altitude de Quito na próxima terça-feira (22). O árbitro principal será o paraguaio Derlis Lopez, de 36 anos.
O trio de campo escolhido é todo da Federação do Paraguai. Além de Derlis López, Milciades Saldivar e Nadia Weiler foram escalados como assistentes. O VAR será de responsabilidade de Juan Lara, do Chile.
Dois membros da equipe de arbitragem possuem experiência em jogos do Flamengo, enquanto outros dois vão estrear em partidas do Mengão. Curiosamente, o árbitro principal é um dos que nunca foi escalado para um jogo do Rubro-Negro. Essa será, aliás, apenas a sexta oportunidade de apitar uma partida de Libertadores.
Também com pouca experiência no torneio, a assistente Nadia Weiler vai trabalhar em uma partida rubro-negra pela primeira vez já em sua segunda escala. Ela estreou no empate em 3 a 3 entre Atlético Bucaramanga e Colo-Colo, pela primeira rodada da fase de grupos.
Milciades Saldivar e Juan Lara, por outro lado, não são novidades nos compromissos do Flamengo. LDU X Flamengo será a quinta vez que Saldivar atua como assistente em um jogo do Fla. Antes, ele trabalhou em confrontos do Fla com: Emelec (2018); Unión La Calera (2021); Talles e Tolima (2022). Ele é também o mais experiente em Libertadores: 33 jogos.
Já o árbitro de vídeo operou o VAR duas vezes. A primeira foi na final da Libertadores 2022, quando o Flamengo foi campeão sobre o Athletico-PR, e depois foi escalado para o jogo da ida das oitavas de final de 2024, contra o Bolívar. Essa será a 14ª escala para o torneio continental.
Após revés surpreendente para o Central Córdoba em casa, o Flamengo vai à altitude de 2.830m com a missão de pelo menos pontuar. Isso porque, caso LDU e o time argentino vençam na rodada, a distância do Fla para ambas as equipes será de quatro pontos. Isso significaria que, para se classificar sem depender de resultados, o Rubro-Negro precisaria vencer os últimos três jogos.
Um empate já é resultado que deixa o Flamengo em um cenário mais confortável para retornar à zona de classificação, o que pode acontecer a depender do resultado de Central x Táchira. Enquanto um triunfo já garante o Mengão pelo menos no segundo lugar ao final da rodada.