Última Divisão
·10. Februar 2025
Última Divisão
·10. Februar 2025
Para quem visita São Paulo, e até mesmo para quem mora na cidade, uma visita ao Bixiga já é um passeio que costuma valer a pena. Afinal, trata-se de um bairro simples e acessível, com alma boêmia, feiras deliciosas, um agitado mercado de antiguidades e excelentes restaurantes a qualquer hora do dia – à noite, aliás, os bares de rock são opções bastante tradicionais.
Agora, o futebol passou a fazer parte deste roteiro, graças à Livraria Barrilete.
A livraria foi inaugurada pelos sócios Diego Rezende Polachini e Carlos Eduardo Nakaharada em 20 de julho de 2024 e precisou de pouco tempo para atrair as atenções de visitantes apaixonados pelo esporte mais popular do mundo.
Leia também:
A ideia surgiu após um mochilão de Nakaharada pela América Latina e pela Europa. Durante as viagens, percebeu a grande quantidade de livrarias especializadas em futebol nas grandes cidades ao redor do mundo. Resolveu então ocupar esta lacuna em São Paulo – e encontrou na parceria com Polachini a oportunidade ideal.
O espaço no Bixiga é pequeno, mas suficiente para encher os olhos de quem procura literatura ligada ao futebol. Nas prateleiras, é possível encontrar livros que agradem a diversos públicos: biografias, guias, relatos históricos e até literatura infantil.
Imagem: Emanuel Colombari/Última Divisão
Imagem: Emanuel Colombari/Última Divisão
Imagem: Emanuel Colombari/Última Divisão
Imagem: Emanuel Colombari/Última Divisão
O local tem uma grande influência maradoniana – a começar, é claro, pelo nome. Dentro da livraria, uma foto de Diego Maradona decora a parede atrás do bar, enquanto animadas músicas latinas preenchem o espaço.
Ah, sim: e tem um bar. Enquanto você visita a livraria e espia algum livro, é possível tomar uma cerveja gelada ou um café espresso feito na hora. Quer assistir ao jogo de coração do seu time? Há mesas e cadeiras por ali, inclusive na calçada, para curtir o rolê.
Se você gosta de literatura e de futebol, vale a pena. Se você vai visitar o Bixiga, vale a pena. Se você procura presentes para alguém que ama o time de coração, vale a pena.
O Última Divisão visitou e aprovou – afinal, é um tema que a gente curte muito. Tomou uma cervejinha gelada e comprou três livros. E deve voltar outras vezes.
Livraria Barrilete