Jogada10
·1. Dezember 2024
Jogada10
·1. Dezember 2024
Em um ótimo jogo em Porto Alegre (RS), o Grêmio bateu o São Paulo por 2 a 1, neste domingo (1º), pela 36ª rodada do Brasileirão, encerrando sua sequência de quatro jogos sem triunfos. Jogando em sua Arena, o Tricolor gaúcho teve grande atuação no primeiro tempo, vencendo graças a gols de Cristaldo e Ruan (contra). Luiz Gustavo, num golaço, descontou.
A vitória praticamente garante o Grêmio na primeira divisão para 2025, com o time de Renato Gaúcho chegando aos 44 pontos, subindo para a décima posição. São poucas as chances de Libertadores, mas a vaga na Sul-Americana está bem próxima. Já o São Paulo segue em sexto, mas ainda tem chances matemáticas de alcançar a quinta colocação.
Com um calor forte na capital gaúcha, o começo do jogo foi mais estudado, com muitos erros de passes e poucas jogadas incisivas. A primeira boa trama veio através do São Paulo, aos 18′, em triangulação envolvendo Lucas, Luciano e André Silva. O camisa 10 chutou de direita, mas parou no goleiro Marche.
A partir daí, o que se viu foi uma blitz gremista. Afinal, a resposta veio dois minutos mais tarde, quando Aravena perdeu grande oportunidade. Movimentando-se para fora da área, Braithwaite abriu espaço e deu lindo passe para João Pedro, que infiltrou, driblou o goleiro Rafael, mas perdeu ângulo. Ele cruzou para o chileno, que, de voleio, foi travado por Igor Vinícius já na pequena área.
No lance seguinte, o próprio Aravena perdeu outra chance incrível, desta vez em passe em profundidade de Cristaldo. Rafael foi quem salvou desta vez. Aos 36′, porém, não deu para o arqueiro são-paulino. João Pedro recebeu já na área e só rolou para Cristaldo, que, de primeira, fuzilou para abrir o marcador.
Já no começo dos acréscimos, o próprio João Pedro serviu Villasanti, que girou e tocou para trás. Braithwaite tentou chutar, a bola pegou em Ruan e morreu no fundo do gol.
A volta para o segundo tempo mostrava a mesma tônica. O Grêmio, mais intenso, comandava as ações, estando mais perto do terceiro do que o São Paulo do primeiro. Irritado com a atuação de seu time, Luis Zubeldía promoveu mudanças no Tricolor paulista, modificando o jogo. Ferreira, que fora completamente ofuscado nos duelos com Geromel, para o deleite da Arena do Grêmio, deixou o campo, assim como Rafinha. Wellington Rato e Patryck foram convocados, com o São Paulo descontando dois minutos depois.
Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Luiz Gustavo de fora da área. Mesmo com o pé ruim (direito), ele soltou uma pancada, de primeira, anotando um dos gols mais bonitos da competição, aos 19′. Dois minutos depois, o próprio volante recebeu puxão na camisa em lance que ficaria na cara do goleiro. O árbitro Ramon Abatti Abel (Fifa-SC), porém, não considerou falta.
Depois, quase o empate. Wellington Rato recebeu passe de André Silva, ficou em ótima condição, mas errou o alvo, mandando na rede pelo lado de fora. O Grêmio, cansado, não conseguia mais se encontrar em campo, piorando com as mudanças e passando a sofrer pressão. Apesar da maior posse de bola são paulina, a equipe gremista segurou o placar, fazendo a festa dos mais de 39 mil presentes na Arena.
O Grêmio agora enfrenta o Vitória, fora de casa, na quarta-feira (4), pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão. Encerra sua participação no torneio no domingo (8), na Arena, contra o Corinthians, no jogo que marcará o fim da carreira de Geromel.
Já o São Paulo, que praticamente garante a sexta posição, recebe o Juventude, na quarta, na despedida do MorumBIS na temporada. No domingo, enfrenta o Botafogo pela rodada final, no Rio de Janeiro.
36ª Rodada do Brasileirão-2024 Data e horário: domingo, 1º/12/2024, 16h (de Brasília) Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) Renda/Público: 39.197 pagantes / R$ 2.323.748,00 GRÊMIO: Marchesín; João Pedro (Igor Serrote, 43’/2ºT), Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi (Pepê, 31’/2ºT), Villasanti, Aravena (Edenílson, 31’/2ºT), Cristaldo (Monsalve, 20’/2ºT) e Soteldo (Pavón, 43’/2ºT); Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco e Rafinha (Patryck, 15’/2ºT); Luiz Gustavo, Alisson (Bobadilla, 29’/2ºT) e Luciano; Lucas, André Silva (Willian Gomes, 29’/2ºT) e Ferreira (Wellington Rato, 15’/2ºT). Técnico: Luis Zubeldía Gols: Cristaldo, 35’/1ºT (1-0); Ruan (contra), 45’/1ºT (2-0); Luiz Gustavo, 16’/2ºT (2-1) Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC) Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Luanderson Lima dos Santos (BA) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) Cartões Amarelos: Pavón (GRE); Wellington Rato (SAO)