MundoBola Flamengo
·24. Dezember 2024
MundoBola Flamengo
·24. Dezember 2024
2024 está chegando ao fim! Após um ano bastante movimentado (como sempre), o MundoBola Flamengo trará uma série de 12 matérias com a retrospectiva dos principais acontecimentos de cada mês do ano.
Após um março marcado pela suspensão de Gabigol por 2 anos no caso do doping, conquista da Copa Libertadores Sub-20 contra o Boca Juniors e o mercado da bola, com as chegadas de Léo Ortiz e Carlinhos, além da saída de Thiago Maia, chegou a hora de falar do quarto mês do ano.
O que se destacou no mês de abril do Rubro-Negro foram: a conquista do Campeonato Carioca, o efeito suspensivo de Gabriel Barbosa e a polêmica frase de Landim sobre Zico.
No dia 07 de abril, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca em final contra o Nova Iguaçu. No primeiro jogo da final o Rubro-Negro venceu por 3 a 0, no segundo, o 1 a 0 com gol de Bruno Henrique foi suficiente para assegurar o 38º título carioca do Flamengo.
A campanha do Mais Querido no Carioca de 2024 foi marcada pela segurança defensiva do time, sendo a melhor defesa da história do campeonato, com apenas um gol sofrido, marcado inclusive por Carlinhos, na segunda rodada pelo Nova Iguaçu, antes dele se transferir ao Flamengo. O argentino Rossi não sofreu nenhum gol na competição, o gol sofrido pelo Rubro-Negro foi com Matheus Cunha.
Rossi superou o histórico goleiro Cantarele, no recorde de mais tempo sem sofrer gol com o Manto Sagrado, chegando a 1055 minutos sem levar gol, encerrando com 1134 quando levou gol na Libertadores contra o Millonarios. O Mais Querido também alcançou a marca de 12 partidas sem levar gols, a maior sequência de sua história.
Após ter sido suspenso por dois anos por tentativa de fraudar um exame anti-doping, Gabigol conseguiu efeito suspensivo no CAS, por decisão unânime, no dia 30 de abril e ficou aptou para treinar e jogar pelo Flamengo. A notícia deixou a Nação Rubro-Negra animada e gerou empolgação nas redes sociais.
A liberação de Gabigol foi um dos assuntos mais comentados no X/Twitter na época. Os termos ‘Gabriel Barbosa’, ‘O homem voltou’, ‘Gabigol’ e ‘Lili cantou’ ficaram no top 3 de assuntos mais comentados na rede. Rodrigo Dunshee, ex-vice-presidente jurídico do Flamengo, comentou sobre a decisão do CAS.
“A gente fica feliz que a decisão de recorrer ao CAS foi acertada. A estratégia feita no começo foi de optar assim, porque como o Gabriel é um atleta internacional, ele pode ser julgado, na primeira instância, pelo Tribunal Pleno, aqui do Brasil, e a segunda instância, no CAS, na Suíça. Fizemos opção por usar esse benefício ao atleta internacional porque entendemos que seria uma garantia de um julgamento menos emocionado, vamos dizer assim”, disse o ex-VP jurídico do clube.
Em entrevista ao 'GE' sobre a polêmica renovação de Gabigol, Landim repercutiu de maneira extremamente negativa nas redes sociais por conta de declaração sobre Zico. No ponto de vista do ex-presidente, Gabi poderia "perder sua imagem" ao deixar o Flamengo indo para outro clube brasileiro e usou a situação de Zico como comparação.
“O que eu quis dizer com a afirmação? Por diversas qualidades dele, não só como jogador, líder e tudo que ele é, o Zico tem mais de 70 anos e ainda vive desse estrelato que teve ligado ao Flamengo. E a diferença do Gabriel para o Zico é de 44 anos. Uma hora o Zico vai passar, e o Gabriel, se continuar a investir e a jogar pelo Flamengo, vai poder usufruir disso por toda a vida dele”, disse Rodolfo Landim.
Zico, em seu Instagram, mandou uma indireta para Landim, publicou um vídeo de bela jogada pelo Flamengo com a legenda “Eu ouvia, vai passar, vai passar e acabei passando por todo mundo e fazendo mais um pro Fla”. Gabigol, que não possui boa relação com Landim, comentou no post de Zico com “Eterno rei”, seguido de uma coroa e um coração ao lado. Posteriormente em entrevista ao 'GE', Zico disse não tinha nada a declarar sobre o assunto e que o Brasil é uma democracia, onde cada um fala o que quiser.