Ceará Sporting Club
·14. Januar 2025
Ceará Sporting Club
·14. Januar 2025
Gledson Jorge / Ceará SC
O Ceará realizou nesta quarta-feira, 14, o III Seminário das Torcidas Organizadas e Grupos de Torcedores do Ceará Sporting Club. O evento aconteceu no Ginásio do Vozão, em Porangabuçu, com o lema "A Paixão nas Arquibancadas em Prol do Glorioso - Conhecendo o porquê, fortalecendo o querer". O vice-presidente Ernando Uchôa chancelou o evento em Porangabuçu. O presidente João Paulo Silva esteve ausente por estar no Rio de Janeiro, na cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Nordeste.
As palestras do seminário foram voltados para temas específicos, como: o relacionamento da torcida com o clube, o combate à violência nos estádios, a implementação do reconhecimento fácil na Arena Castelão e sobre a Lei Geral do Esporte. Ao todo, nove palestrantes participaram do evento, entre eles: Dr. Antônio Edvando Elias de França, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público (NUDTOR), Rogério Pinheiro, Secretário de Esporte do Estado do Ceará, e o capitão Bruno Victor, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).
"É muito importante que a torcida esteja mais próxima do clube, que as práticas estejam adequadas as diretrizes éticas. Isso vai trazer um aprimoramento dessa convivência. É preciso colocar o clube sempre atento a esse ego das arquibancadas", destacou Ernando Uchôa, 1° vice-presidente do Ceará, sobre a realização do seminário.
O evento foi dividido em três momentos, que debateram, em ordem: lideranças e gestão de Torcidas, segurança, gestão e desenvolvimento do futebol e a força das torcidas organizadas. Em entrevista ao cearasc.com, Regis Alves, presidente da Cearamor, enalteceu a iniciativa do Ceará em promover o seminário, enfatizando o papel das palestras para a reeducação do torcedor nos estádios.
"É importante ressaltar que o Ceará é pioneiro em estar promovendo o seminário que dialoga com as torcidas organizadas e os movimentos de torcedores e torcedoras. O senso comum é que o clube feche as portas para as torcidas organizadas. E um espaço de diálogo, de debate como esse, serve para reeducar, conscientizar o torcedor. Fazer com que ele tenha a compreensão da ideologia de ser um torcedor organizado, do seu papel na arquibancada em prol do clube", comentou Regis Alves, professor de história e presidente da Cearamor.
Rogério Pinheiro, Secretário de Esporte do Estado do Ceará, também aproveitou o momento para esclarecer possíveis penalidades que as organizadas podem sofrer e, além disso, detalhou como está o processo de implementação da biometria facial nos estádios, citando que o pleno funcionamento deve acontecer até junho deste ano.
"Fortalece a relação do clube com o torcedor, principalmente as organizadas, responsáveis pelas grandes festas que vemos. Estamos observando a participação da torcida. Parabenizo o Ceará pela organização do seminário. É extremamente importante o diálogo com as organizadas para que nós, do Poder Público, esclareçamos as diversas penalidades que, por ventura, as torcidas podem serem penalizadas. Mas, também, é uma oportunidade ímpar de escutar as demandas das organizadas para podermos trabalhar para atender da melhor forma possível", pontuou Rogério Pinheiro.