Sete décadas depois, Sporting é bicampeão português | OneFootball

Sete décadas depois, Sporting é bicampeão português | OneFootball

Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·17. Mai 2025

Sete décadas depois, Sporting é bicampeão português

Artikelbild:Sete décadas depois, Sporting é bicampeão português

Está confirmado: o Sporting é bicampeão nacional, 71 anos depois! O Leão dependia apenas de si mesmo — e correspondeu à altura, com dois gritos de gol: um de Pedro Gonçalves, outro de Viktor Gyökeres. Assim, garantiu a vitória por 2 a 0 sobre o Vitória SC, que acabou ficando fora das competições europeias.

O dia da decisão

Mesmo sem ter nada garantido antes da bola rolar, a torcida do Sporting já fazia sua parte desde cedo. Horas antes do jogo, dezenas de milhares de torcedores (mais do que os 49 mil que lotaram o estádio) se reuniram nos arredores da casa alviverde


OneFootball Videos


O clima nas arquibancadas só não foi refletida, de imediato, no futebol em campo. Pelo menos, não no começo...

No intervalo do jogo que decidia o título, apenas esse duelo, dentre todos da rodada, seguia sem gols. Oportunidades? Algumas. O Sporting teve competência e criatividade, mas não foi efetivo. Destaques para chances criadas por Inácio, Trincão, Morita e — claro — Gyökeres. Curiosamente, o baixinho Morita foi o alvo de quase todas as bolas paradas.

Mas o maior baque veio com a lesão precoce de Diomande, que aumentou a ansiedade da torcida. A tensão só diminuiu com a notícia de que, no norte, o SC Braga havia aberto o placar contra o Benfica.

Dois gols, e o grito de "bi!"

Na volta do intervalo, o Sporting mostrou a que veio. Aos 10 do segundo tempo, após mais uma jogada de bola parada vencida por Morita, saiu o primeiro gol. Alvalade explodiu! Quaresma puxou o lance, Debast fez um ótimo passe para Maxi Araújo, que serviu Pedro Gonçalves. O camisa 8 marcou com categoria, vendo a bola ainda beijar a trave antes de entrar.

Logo depois, Geny Catamo quase marcou o segundo, também carimbando a trave. Por essa altura, o Benfica havia empatado em Braga — e o nervosismo voltou a crescer nas arquibancadas.

Mas aos 38 minutos do segundo tempo, Gyökeres tratou de acabar com qualquer dúvida: no puro instinto, insistiu até marcar o segundo gol. Um lance selvagem, tanto na execução quanto na comemoração — que casou perfeitamente com o delírio da torcida. Que momento!

O grito de “é campeão!” ecoava antes mesmo do apito final. O 3 a 0 até ficou no ar, mas não veio. E ninguém se importou. O que importa é que o Sporting é bicampeão português!

Impressum des Publishers ansehen