MundoBola Flamengo
·4. Januar 2025
MundoBola Flamengo
·4. Januar 2025
Ex-atacante com passagem marcante pelo Flamengo, onde foi tricampeão carioca consecutivo entre 1999 e 2001, Reinaldo se encontra em uma fase completamente diferente na carreira. À frente do Maricá, o agora treinador se prepara para disputar a Série A do Estadual do Rio de Janeiro e vê Filipe Luís, comandante do Rubro-Negro, como uma referência para o futuro na profissão.
Assim como o ex-lateral, que foi campeão logo em sua primeira temporada como técnico profissional, Reinaldo começou a trajetória à beira do campo erguendo taças. Desde 2020, foram três: Taça Santos Dumont, um dos turnos da Série A2, a própria Série A2, que garantiu a vaga na primeira divisão, e a Copa Rio, que terminou em final contra o Olaria.
A temporada positiva, com 12 vitórias em 25 jogos, rendeu ao Maricá a promoção à primeira divisão do Carioca, onde terá o desafio de encarar os quatro grandes e evitar o retorno à A2. Animado com o desempenho, Reinaldo elogiou o grupo de jogadores que terá à disposição para o torneio.
"Foi um ano muito mágico. Nós montamos um grupo de atletas em cima da minha ideia de jogo, um grupo muito comprometido, os caras com fome de buscar seu espaço. Eu sempre falo para eles que sou muito grato, porque eles são os protagonistas de tudo isso que aconteceu em 2024", destacou ao GE.
O encontro entre o Rubro-Negro, pelo qual Reinaldo iniciou a trajetória no futebol, e o Maricá está marcado para a última rodada da primeira fase, no dia 22 de fevereiro, no Maracanã. O técnico admitiu a expectativa para o confronto, mas destacou a importância de conquistar os objetivos da equipe antes do duelo derradeiro. Para ele, é importante que o time não chegue para encarar o Flamengo em um confronto com ares de decisão.
"Um jogo contra o Flamengo no Maracanã lotado, porque todo jogo do Flamengo é casa cheia, com certeza vai ser um momento especial, emocionante. Mas eu, como treinador, tenho que saber separar isso e focar no meu trabalho. A gente tem que pensar jogo a jogo. Sabe como é a vida de treinador, né? Quero chegar nesse jogo com todos os objetivos alcançados. Não quero nem pensar nisso ainda, porque é a última rodada", brincou.
Além de grandes treinadores da Europa e outros com quem trabalhou ao longo da carreira, Reinaldo vê justamente o técnico atual do Flamengo como uma referência para a profissão: Filipe Luís. Mesmo no início da trajetória como técnico, o ex-lateral demonstra convicção e conhecimento, segundo o comandante do Maricá.
"O Filipe Luís, para mim, já é um dos grandes treinadores do Brasil. É um treinador novo também, que está iniciando uma carreira. E eu vejo ele hoje, principalmente para nós que somos atletas... Porque não adianta querer ser treinador somente por ter jogado, de forma empírica. Pode acontecer? Pode, mas é muito difícil. Então, o Filipe Luís vem sendo uma referência", elogiou.
"Treinador de boas ideias, muito estratégico, um cara muito estudioso. Tem muita coisa ainda para aprender, é um cara que está iniciando, mas já iniciou bem, sendo campeão, isso traz confiança. Vejo ele com muita convicção em cima do que faz, em tudo que fala nas entrevistas, o que o time faz, os padrões em campo... Dá para ver que ele sabe muito bem passar o conhecimento para os atletas", completou Reinaldo.