Nosso Palestra
·28. März 2025
Veiga perde pênalti, e Palmeiras fica com vice-campeonato Paulista

Nosso Palestra
·28. März 2025
Não deu. O Palmeiras só empatou em 0 a 0 com o Corinthians na noite desta quinta-feira (27) e ficou com o vice-campeonato do Campeonato Paulista. A equipe de Abel Ferreira havia sido derrotada por 1 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque, no domingo (16).
Com a derrota na decisão, o Verdão interrompe sequência de três vezes consecutivas sendo campeão estadual e perde a chance de igualar o Paulistano como único tetracampeão da história – a equipe conquistou entre 1916 e 1919.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Desde o primeiro minuto o jogo foi truncado, como de praxe nos últimos encontros das duas equipes. Faltas, empurrões e reclamações marcaram o início da segunda final do Paulistão.
Quem se aproveitou da situação foi o Corinthians, em vantagem no confronto. A equipe adversária do Palmeiras foi bem na marcaçã e não deu espaços para o Verdão criar no campo de ataque.
Como consequência, aproveitou a má fase do Palmeiras no meio-campo e saiu para o ataque mais nos contra-ataques. O Verdão teve tanta dificuldade que não conseguiu levar perigo para Hugo Souza.
A única chance real do primeiro tempo foi aos 27. Memphis jogou com Garro na esquerda, e o argentino arriscou um chute forte da entrada da área – a bola acertou a trave do gol defendido por Weverton.
O Palmeiras, por sua vezes, não levou perigo para a meta de Hugo Souza e sobreviveu a base de chuveirinhos na área. 0 a 0 no intervalo.
Palmeiras foi quem tomou a iniciativa do segundo tempo, afinal, o empate da primeira etapa garantiu a taça ao Corinthians. O Verdão dominou a posse de bola desde os primeiros momentos do segundo tempo, ocupou mais o campo de ataque, mas faltou criatividade… e muita!
A equipe usou e abusou de mais cruzamentos nos primeiros 15 minutos, mas novamente não levou perigo para Hugo. Após o ensaio de pressão inicial, o time se abateu, e aos poucos viu o Corinthians igualar o jogo.
Aos 22, pênalti para o Palmeiras. Vitor Roque foi lançado em velocidade e acabou tocado por Félix Torres, que ja tinha cartão amarelo e saiu impune. Na cobrança, Veiga bateu mal e viu Hugo Souza espalmar. Foi a melhor chance do Verdão em todo duelo – e mais um pênalti desperdiçado.
No lance seguinte ao pênalti, já aos 29, Felix Torres fez nova falta e foi expulso. Na cobrança, Veiga cruzou mal e viu a defesa afastar. O Palmeiras, com um a mais, foi para o tudo ou nada, mas ficou mais no nada do que no tudo.
Apático e nervoso, cruzou muitas bolas na área. A pressão, apesar de existir, foi ineficiente e pouco organizada. Fim de jogo. 0 a 0.
Elenco do Palmeiras na final do Campeonato Paulista (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras volta a campo já neste domingo (30), contra o Botafogo, pela 1° rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. A bola rola às 16h (de Brasília), no Allianz Parque.
CORINTHIANS 0-0 PALMEIRASLocal: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)Data e hora: 27 de março de 2025, quinta-feira, 21h35 (de Brasília)Árbitro: Matheus CandançanAssistentes: Neuza inês Back e Danilo Ricardo ManisVAR: Daiane Muniz Público e renda: 40.992 torcedores / R$ 5.717.077,40Cartões amarelos: Angileri, Felix Torres e Garro (COR); Mayke, Emi Martinez e Abel (PAL)Cartões vermelhos: Felix Torres, Jósé Martinez e Ramon Dias (COR); Abel e Marcelo Lomba (PAL)Gols:
CORINTHIANS: Hugo Souza, Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez, André Carrillo (Ryan, aos 35’/2T), e Garro (A. Ramalho, aos 35/2T), Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramon Diaz
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (López, aos 32/2T), Murilo, Micael e Piquerez (Thalys, aos 40’/2T); Emi Martínez (Ríos, aos 32’/2T) Anibal (Naves, aos 32/2T) e Raphael Veiga (F. Anderson, aos 40’/2T); Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque Técnico: Abel Ferreira.