Coluna do Fla
·28. Dezember 2024
Coluna do Fla
·28. Dezember 2024
Quando Filipe Luís foi anunciado como novo técnico do Flamengo, surgiram debates na imprensa e nas redes sociais sobre como o ex-lateral iria gerir um grupo que, meses antes, dividia as quatro linhas com o então jogador. No entanto, na visão de Zico, o treinador conseguiu separar bem as coisas e por isso está tendo sucesso no Rubro-Negro.
– Uma vez ele me ligou, aliás, eu que liguei pra ele, né? Aí eu falei pra ele assim: “olha, eu estou gostando muito de uma coisa que você está fazendo, você não está diferenciando ninguém. Apesar de terem sido seus companheiros. Então se tiver que chamar atenção, chama” — disse Zico, em entrevista ao ‘SporTV’.
— “Você não pode ser amiguinho de ninguém. Você não pode abrir mão do seu comando e vai pelas suas convicções, acertando ou errando, é tua cabeça que vai cair. Não vai ser do outro nem no auxiliar. Você ouve todo mundo e toma suas decisões” — acrescentou o Galinho de Quintino.
Havia curiosidade, por exemplo, de como Filipe Luís comandaria Gabigol. O ex-lateral nunca escondeu que tinha o atacante como um dos melhores amigos dentro de campo. Porém, quando foi necessário, o técnico deu broncas no artilheiro, como na ida da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. O comandante chegou a gritar “me respeita, seu moleque” para o camisa 99.
Antes mesmo de pendurar as chuteiras, Filipe Luís dava sinais de que iria seguir a carreira de treinador. Ainda na entrevista ao SporTV, Zico contou um diálogo que teve com o então lateral. Na ocasião, o agora técnico revelou que estava pronto para ‘assumir as pranchetas’.
– Acho que já estava demonstrando isso. Apesar de ter sido uma situação, assim, inesperada para muitos e no final de uma competição importante. Lembro que eu estava uma vez no jogo, ele não estava jogando, mas nos encontrando depois, e ele (Filipe) falou assim: “eu já estou preparadíssimo para ser técnico” — detalhou Zico.
— Ele já estava com isso na cabeça, aí eu falei, vai fundo, vai fundo, porque você sabe da sua competência. Ainda mais depois daquela entrevista do Barroca. Aí eu fiquei pensando, começando a analisar quando ele jogava, o que ele fazia no campo. O Filipe é um cara que tem uma liderança, pode ser quem for, ele fala. Se ele tiver que falar ele fala que está errado — concluiu o Galinho.
Ex-técnico e maior ídolo da história do Flamengo, Zico estará em campo neste sábado (28). O Galinho de Quintino promove mais uma edição do Jogo das Estrelas, no Maracanã. O evento terá uma homenagem à lenda rubro-negra Adílio, que faleceu em 2024.