Gremistas
·27 December 2024
Gremistas
·27 December 2024
O presidente Alberto Guerra está inclinado a transformar o Grêmio em uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), o que converteria o clube em uma empresa e permitiria a negociação de parte ou até a totalidade de suas ações com um investidor.
Segundo Guerra, em entrevista à Rádio Gre-Nal, a questão da SAF foi bastante debatida em 2024, mas não avançou em razão do risco de rebaixamento do clube. Ainda assim, o presidente garante que o assunto voltará à tona em 2025:
“Sim [o assunto SAF deve ser discutido em 2025]. Nós discutimos muito sobre SAF em 2024. Internamente, o Conselho de Administração tem domínio do assunto. Claro que a situação na tabela, ao final [da temporada], nos faz esperar para seguirmos adiante com algumas questões”, declarou.
Na mesma entrevista, o presidente destacou que há uma maior receptividade à ideia de SAF no Grêmio, muito em função do crescimento esportivo de clubes como Botafogo, Atlético-MG, Bahia e Cruzeiro. O desafio, no entanto, é escolher o modelo que melhor se encaixe no perfil do Tricolor.
“Notei uma mentalidade mais aberta [ao modelo SAF] ao longo deste ano. No começo de 2024 talvez não fosse assim, mas, com Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG [tendo boas campanhas], houve mais receptividade. É preciso, porém, pensar bem no modelo, porque nenhuma SAF é igual à outra, todas são diferentes”, afirmou Guerra, antes de concluir:
“É uma conversa que eu já me sinto maduro para ter. Precisamos, aos poucos, levar essa discussão ao nosso Conselho Deliberativo e avançar em alguns pontos para chegar a um modelo ideal. Existem várias maneiras de chegar ao mesmo lugar, e nós temos que definir qual caminho vamos adotar. Esse é o ponto”.