MundoBola Flamengo
·3 February 2025
MundoBola Flamengo
·3 February 2025
O Flamengo foi dominante na Supercopa, mas para o analista tático Bruno Pet, do canal Goat e da FlaTV, um jogador foi fundamental para que isso acontecesse. O chileno Erick Pulgar atuou em alto nível, teve intensidade e recuperou muitas bolas, ajudando o time a se manter no ataque.
Bruno Pet utilizou o termo "atacar marcando" para facilitar o entendimento do que é o jogo de Erick Pulgar em campo. O Flamengo atacou marcando, mas precisou do estrangeiro para ser agressivo, apertar a marcação no campo de ataque e manter a equipe próxima do gol adversário.
"Um dos grandes responsáveis pelo domínio do Flamengo na Supercopa se chama Erick Pulgar. A capacidade que ele tem de aparecer sempre no lugar certo e na hora certa impressiona. A quantidade de bola que ele intercepta e recupera é absurda. Domina o conceito de 'atacar marcando'. Fundamental no Flamengo de Filipe Luís", escreve o analista no vídeo explicativo em seu perfil pessoal.
"O conceito de 'atacar marcando' é a capacidade que um time tem de estar bem posicionado em caso da perda da posse de bola", justifica Bruno Pet. Pulgar foi essencial para que o jogo de Filipe Luís fluísse no clássico. Principalmente por atributos importantes, apontados pelo analista.
"Para isso, é preciso ter jogadores com boa mentalidade zonal. Jogadores que olhem muito mais para o entorno do que para a bola. Fazem vigilâncias constantes na movimentação dos seus companheiros e principalmente na dos adversários", explica.
Por fim, ele exalta a atuação do estrangeiro, se referindo a Pulgar com um craque silencioso.
"E essa função é cumprida com maestria por Erick Pulgar no Flamengo. Parece estar sempre no lugar certo e na hora certa. A quantidade de interceptações e recuperações de bola são incontáveis. E isso não é por acaso. É claro que para que um time saiba 'atacar marcando' é fundamental que o coletivo funcione. Mas para o coletivo funcionar é preciso de jogadores como Erick Pulgar. O craque silencioso do Flamengo", finaliza.