Portal dos Dragões
·10 January 2025
Portal dos Dragões
·10 January 2025
A edição de janeiro da revista Dragões foi divulgada nesta sexta-feira. Na página com o título “Visão do Presidente”, André Villas-Boas faz uma reflexão sobre 2024 e antecipa o que espera de 2025.
“Em 2025, o nosso objetivo vai além de conquistar títulos; queremos afirmar o FC Porto como um modelo de gestão, paixão e dedicação a um futuro grandioso. Que o novo ano traga novas narrativas, novos heróis e momentos que fiquem eternamente na memória coletiva do clube”, expressou o presidente do FC Porto.
Leia na íntegra o editorial de André Villas-Boas:
“Com a despedida de 2024, deixamos para trás mais um capítulo repleto de desafios, vitórias e aprendizagens. É o momento de olhar para o futuro com esperança e determinação. O FC Porto, a casa da família azul e branca, é uma instituição forjada no espírito de superação e excelência, qualidades que nos têm guiado por mais de um século e que continuam a moldar o nosso percurso.
2024: Um ano de evolução e crescimento. O ano que agora chega ao fim foi caracterizado por uma mistura de emoções. No âmbito desportivo, assistimos a uma luta incansável das equipas em todas as competições e modalidades. Os resultados nem sempre refletiram o esforço e a qualidade das nossas equipas e atletas, mas, mesmo assim, concluímos a época desportiva de 2023/2024 com vários títulos em mãos. Entre campeonatos, taças e supertaças, temos bem claros os nossos objetivos.
2024 foi, igualmente, um ano de renovação em diversas áreas. O Clube entrou de forma definitiva em um novo ciclo de ambição renovada. Desde o início, investimos na modernização da nossa gestão e na capacitação da nossa estrutura desportiva, com um foco especial no futebol, reforçando a aposta na formação e na consolidação da marca FC Porto a nível global. Este trabalho, muitas vezes discreto, no dia a dia, mas essencial, prepara o caminho para um futuro ainda mais promissor.
Se tivéssemos de escolher uma expressão que caracterizasse este ano, “ouro da casa” seria, talvez, a mais adequada. O “ouro da casa” somos todos nós: sócios e adeptos, atletas e técnicos, colaboradores do clube, dirigentes e órgãos sociais eleitos. É fundamental que o extraímos do nosso interior e que tenhamos uma determinação suprema para o colocar, acima de tudo, ao serviço do Clube, de modo a transformar a união de todos em vitórias e, assim, prolongar o legado do FC Porto.
Os sinais são claros e a todos vós agradeço. Estamos cada vez mais próximos da marca de 150 mil associados e assistimos, dia após dia, ao restabelecimento de uma vitalidade que se havia perdido ao longo do tempo na forma como vivemos e nos relacionamos com a Instituição.
Uma Nova Era: Desafios e Oportunidades em 2025. À medida que olhamos para o futuro, é vital manter a nossa essência. O FC Porto não se resume a vitórias e troféus; é uma filosofia que se interioriza no rigor, no trabalho, na humildade e na ambição. Em 2025, este equilíbrio virtuoso entre a forma como construímos e vivemos a nossa história e a inovação será a chave do nosso sucesso.
À medida que nos dirigimos para 2025, o FC Porto enfrentará um cenário desportivo e financeiro cada vez mais competitivo. O futebol, o desporto e a respetiva indústria estão em constante evolução, com novas regras e paradigmas, exigências de investimento cada vez mais rigorosas e uma pressão crescente para inovar e superar limites. É aqui que temos de nos diferenciar e destacar. O FC Porto pode e deve liderar as discussões sobre a criação de novas competições, novos quadros competitivos e a valorização das competições em que está envolvido. Nunca estagnar, mas sim discutir, provocar o debate e evoluir!
Com o inabalável apoio dos nossos sócios e adeptos, estamos preparados para transformar desafios em oportunidades. Com um caminho bem definido, sustentado por um programa claro, validado pelo nosso universo de sócios, que renova os nossos princípios e valores, e com uma atuação transparente, comprometida com o crescimento do clube e a valorização da sua marca a nível global, o FC Porto está pronto para enfrentar os desafios que se avizinham.
O Papel dos adeptos: a nossa alma e inspiração. O Estádio e a Arena do Dragão são mais do que simples palcos de jogos; são templos onde milhares de vozes se entrelaçam em uma só. Em 2025, o apoio da nossa massa associativa, a grande família azul e branca, será, como sempre, a nossa maior força. Seja em casa ou fora, a presença e a paixão dos nossos sócios e adeptos continuarão a ser o motor que impulsiona o clube. Este é, igualmente, um apelo para que a Nação Portista continue a desempenhar o seu papel, não só nas bancadas, mas também unida no fortalecimento do FC Porto.
O Horizonte Azul e Branco. Em 2025, queremos mais do que títulos; queremos afirmar o FC Porto como um modelo de gestão, paixão e compromisso com um futuro grandioso. Que o novo ano traga novas narrativas, novos heróis e momentos que fiquem eternamente na memória coletiva do clube.
Aos jogadores, pedimos que entrem em campo com a determinação e o coração que nos caracterizam. Da direção e órgãos sociais, esperamos sabedoria para tomar decisões que reforcem o clube em todos os níveis. Aos adeptos, pedimos um maior envolvimento e agradecemos sempre o amor incondicional e a fé que nos unem, independentemente das circunstâncias.
Enquanto o mundo celebra a chegada de um novo ano, nós, portistas, também celebramos a certeza de que cada dia é uma oportunidade para honrar o símbolo que trazemos junto ao coração e a nossa história. Que 2025 seja um ano à Porto! Juntos, como sempre, em direção a novas conquistas. Viva o FC Porto!”