Portal dos Dragões
·21 January 2025
Portal dos Dragões
·21 January 2025
Simultaneamente, está em curso a procura por uma solução definitiva para a liderança da equipa, um processo que assume uma prioridade absoluta na SAD sob a direção de André Villas-Boas. O objetivo é claro: ter um novo treinador na linha lateral no domingo, no dia em que a equipa recebe o Santa Clara.
Até o momento da publicação deste artigo, ainda não havia uma solução definitiva, embora a SAD tenha várias opções em mente e os contactos estejam a avançar de forma rápida. De acordo com informações obtidas pelo nosso jornal, Xavi Hernández, uma figura icónica do Barcelona e antigo treinador da equipa, foi sugerido internamente, mas os custos financeiros que a eventual contratação do espanhol acarretaria, juntamente com outros fatores relacionados com o perfil técnico, afastaram essa possibilidade.
Outros treinadores estão a ser considerados e a escolha poderá recair sobre um estrangeiro, o que marcaria uma mudança em relação à tendência da última década. Contudo, apesar da urgência em encontrar um novo técnico, a SAD e AVB, que têm um conhecimento profundo de vários mercados, estão a manter-se abertos a diversas opções, incluindo alternativas nacionais. Entre a especulação, os nomes de Luís Castro e Edin Terzić foram mencionados, mas não estão nos planos.
Neste momento, é José Tavares que assume a responsabilidade pelos treinos e pela preparação para o confronto com o Olympiacos, que poderá ter um impacto decisivo nas possibilidades de apuramento do FC Porto na Liga Europa. Tendo isso em mente, a sessão de treino de ontem à tarde (iniciada às 18h00) foi já liderada pelo diretor de formação. Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa também estiveram no centro de treinos do Olival, onde foi enviada uma mensagem em sintonia entre a Direção e o treinador interino: nesta fase, apesar do burburinho que rodeia o universo azul e branco e da fase de transição que a equipa principal está a viver, o foco deve ser exclusivamente na conquista dos três pontos na quinta-feira, uma vez que os objetivos europeus do FC Porto o exigem e a ambição de realizar uma boa campanha na Liga Europa permanece intacta.
José Tavares está a realizar a sua segunda passagem pelo FC Porto, após três anos nos norte-americanos do Crown Legacy (equipa B do Charlotte FC). Na sua primeira fase, que se estendeu por mais de uma década, também esteve ligado à formação e ainda passou pelos “bês”. Agora, na sua função de interino da equipa principal, contará com Sérgio Ferreira, treinador dos sub-19, e Silvestre Varela, adjunto nessa categoria, como assistentes. Pedro Silva, diretor de performance, assume o cargo de preparador físico, e Diogo Almeida continua a ser o treinador de guarda-redes. Esta é uma solução temporária, que dará lugar a um novo nome, com os olhos postos no confronto com o Santa Clara.