Glorioso 1904
·12 May 2025
Após polémica no Benfica - Sporting, João Pinheiro ainda recebe 'prenda'

Glorioso 1904
·12 May 2025
Depois de uma arbitragem que gerou muita polémica no Benfica - Sporting, João Pinheiro tem motivos para sorrir. Isto porque o árbitro português foi 'premiado' com uma nomeação na final da Liga dos Campeões. A UEFA deu conta que o juiz irá assumir o papel de quarto árbitro no encontro entre o PSG e o Inter.
De acordo com informações oficiais da UEFA, que anunciou a equipa de arbitragem, esta segunda-feira, 12 de maio, a final de Munique, que irá acontecer no próximo dia 31 de maio, irá contar com o romeno Istvan Kovacs como o árbitro principal. O juiz será assistido por Mihai Marica e Ferencz Tunyogi. O nome de João Pinheiro, juiz do Benfica - Sporting, surge no espaço dedicado ao quarto árbitro.
O VAR estará encarregue de Dennis Higler, sendo que o árbitro neerlandês irá ser assistido por Paulus van Boekel e o romeno Catalin Popa. As novidades não ficam apenas por aqui. Bruno Jesus, assistente no Dérbi, e que ainda ouviu das boas de Carreras durante o encontro entre o Benfica e o Sporting, está nomeado pela UEFA como árbitro assistente de reserva, caso aconteça algum imprevisto com os nomes oficiais anunciados.
Quem já reagiu a esta nomeação foi o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o ex-árbitro, Pedro Proença. "A nomeação do João Pinheiro e do Bruno Jesus para este jogo tão importante reflete a qualidade da arbitragem portuguesa. Marcar presença neste tipo de encontros deve ser sempre o nosso objetivo, com muito trabalho, dedicação e foco", afirmou o líder do principal organismo do desporto nacional.
Também, Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, deixou umas palavras a enaltecer a nomeação de João Pinheiro, depois da arbitragem polémica no Benfica - Sporting. "Esta escolha da UEFA é um prémio merecido para o João Pinheiro e para o Bruno Jesus, mas é também um prémio para todos os árbitros portugueses, aqueles que todos os dias se dedicam a esta causa. Temos este grande objetivo de continuar a apostar na formação dos nossos árbitros, para que tenhamos cada vez mais representantes em competições internacionais. Seria mais um sinal da qualidade do nosso trabalho", referiu o dirigente português.
Importa relembrar que, a arbitragem de João Pinheiro, juntamente com a restante equipa de arbitragem, com especial destaque para o VAR, que estava encarregue de André Narciso, levou a críticas de Bruno Lage, de Otamendi e de especialistas de arbitragem. O capitão do Benfica não deixou de apontar para a dualidade de critérios, enquanto o técnico encarnado voltou a mencionar a ausência de resposta do VAR para casos claros, como foi o caso do empurrão de Debast ao central argentino na área do Sporting.