Esporte News Mundo
·11 May 2025
Atlético retorna para Arena MRV após implantação de gramado sintético

Esporte News Mundo
·11 May 2025
— Continua depois da publicidade —
O Atlético faz sua estreia na Arena MRV, neste domingo (11), na temporada de 2025, contra o Fluminense, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A casa do Galo passou por diversas reformas para melhorias de segurança, acústica e a principal, a troca do gramado natural pelo sintético.
Com a troca, o Galo entra no seleto grupo de Botafogo e Palmeiras, de clubes que têm grama sintética em seus estádios.
No início do ano, alguns jogadores se manifestaram contra a utilização do gramado sintético, entre os nomes que protestaram está o atacante Dudu, que foi contratado recentemente pelo Atlético. A principal reclamação dos jogadores é sobre o risco de lesões que podem ocorrer no gramado artificial.
Segundo Fabrício Santos, fisioterapeuta esportivo associado à Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (Sonafe Brasil), embora gere polêmica, a afirmação que o gramado artificial é considerado mais danoso para a integridade dos atletas carece de confirmações científicas.
– Uma revisão recente incluiu 20 estudos prospectivos e 2 estudos retrospectivos analisando a incidência de lesões nos dois tipos de gramado. O que descobrimos é que a taxa de contusões entre atletas do sexo masculino foi 18% menor no sintético quando comparado ao natural, assim como problemas na pelve e coxa (30% menor) e lesões de joelho (24% a menos). Também não houve diferença nas taxas de lesões de ligamento cruzado anterior (LCA) e nas lesões de tornozelo e pé entre os gramados sintético e natural – explica o profissional.
Por outro lado, Flávia Magalhães, médica que atua no futebol há mais de 20 anos com serviços prestados para FIFA, Conmebol, CBF e diversos clubes, aponta que a falta de padronização dos gramados e motivações extracampo são os fatores que mais impactam na performance dos atletas.
– As lesões estão muito mais condicionadas ao fato do atleta estar habituado ou não a este tipo de gramado. Clubes que já adotam o sintético em seus estádios, como Palmeiras e Botafogo, têm jogadores muito mais acostumados. Além disso, as condições físicas do atleta também têm grande influência sobre os riscos de lesão. Quanto mais preparado ele estiver para exercer seu trabalho, menos chances terá de se lesionar, por isso, é fundamental dormir e se alimentar bem, verificar a preparação e a parte emocional, entre outras questões. A não padronização dos campos no país é outro fator que pode interferir na performance do atleta – afirma.