Coluna do Fla
·24 December 2024
Coluna do Fla
·24 December 2024
Depois de seis anos com Landim no comando, o Flamengo tem um novo presidente. Trata-se de Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap. Participante da diretoria do Fla em diversas ocasiões, Bap terá a primeira oportunidade como grande mandatário, e a principal missão da equipe de futebol já está traçada: conquistar o Brasileirão, o que não acontece há quatro temporadas.
Com Rodolfo Landim como presidente desde 2019, o Flamengo se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro por duas vezes. A primeira foi justamente no primeiro ano da gestão Landim. Posteriormente, o Rubro-Negro se manteve no topo em 2020. Desde então, o Fla não voltou a vencer o Brasileiro.
De lá para cá, a melhor campanha do Flamengo na competição foi no ano de 2021, quando ficou na segunda colocação. Contudo, vale destacar que foi uma grande diferença de pontuação para o primeiro colocado, afinal, o Atlético-MG fez 84 pontos, contra 71 do Fla.
– Nós entendemos que precisamos de metas esportivas muito claras. Depois de eleitos vamos deixar claríssimo que o Brasileiro é prioridade, que vamos buscar a hegemonia na América do Sul, que Copa do Brasil é só um detalhe, acompanhamento psicológico, resgatar o scout e usar a janela da maneira correta –, disse Bap, durante debate promovido pela ESPN.
Coincidentemente ou não, o discurso de Bap converge com o do técnico Filipe Luís. Afinal, antes mesmo da eleição presidencial, o treinador do Flamengo já havia declarado a ideia de ter foco máximo na competição de pontos corridos em 2025.
— Enquanto eu estiver aqui, o Brasileiro sempre vai ser prioridade absoluta. Eu levo o Brasileiro como o campeonato mais difícil que existe, é o campeonato onde está a regularidade, onde passa por inúmeros momentos, Data FIFA, viagens. É o campeonato mais difícil de conquistar e é um dos que eu tive mais prazer de conquistar como jogador —, declarou Filipe, ainda em novembro de 2024.
Apesar de ter o Brasileirão como principal meta, o Bap sabe da responsabilidade e do calendário apertado que o Flamengo terá em 2025. Isso porque, além de Carioca, Copa do Brasil e Libertadores, o Rubro-Negro ainda conquistou vaga para outros dois torneios: a Supercopa do Brasil, decidida em jogo único, contra o Botafogo; e o Mundial de Clubes, que contará com novo formato e 32 equipes envolvidas na disputa.