Base do Flamengo: filho de Eduardo da Silva brilha em teste para seleção croata | OneFootball

Base do Flamengo: filho de Eduardo da Silva brilha em teste para seleção croata | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2 May 2025

Base do Flamengo: filho de Eduardo da Silva brilha em teste para seleção croata

Article image:Base do Flamengo: filho de Eduardo da Silva brilha em teste para seleção croata

Convocado pela seleção croata para um teste de captação de atletas sub-14, Matheus Eduardo, filho de Eduardo da Silva e jogador da base do Flamengo, mostrou talento e conseguiu desempenho de destaque.

Para a atividade, a federação organizou um torneio chamado Vukovar Defender's Memorial, em que inclui apenas atletas com nacionalidades croatas que moram no exterior.


OneFootball Videos


Essa captação já acontece pensando no ano que vem, na montagem do elenco da Croácia Sub-15. Quatro seleções de base foram formadas: América, Alemanha/Suécia, Áustria/Suíça e Austrália.

Cada equipe, naturalmente, diz respeito ao local de moradia dos jogadores. Assim, Matheus Eduardo ficou no time das Américas. Todos eles enfrentaram categorias de base de clubes da Croácia, entre os dias 24 e 28 de abril.

A Seleção da América encarou Dínamo Zagreb, Lokomotiv Zagreb e Sibenik — e perdeu todas. No entanto, Matheus teve bom desempenho e fez quatro gols, dois contra o primeiro adversário e dois contra o terceiro.

Os quatro tentos colocaram Matheus Eduardo como vice-artilheiro da competição, e um amistoso entre Seleção da América e Seleção de Alemanha/Suécia ainda viu mais dois gols do atacante.

No total, a contagem foi bastante positiva. Apesar das três derrotas, Matheus Eduardo fez seis gols em quatro jogos e certamente se colocou no radar da seleção croata.

"Foi uma honra disputar o processo de seleção da seleção croata sub-15. Tive uma grande experiência e um grande torneio em Vukovar. Muito obrigado por essa oportunidade", celebrou o jovem.

Número ficou marcado por Eduardo da Silva

Um dado curioso sobre o torneio é que os organizadores deram a Matheus Eduardo o uniforme de número 22, o mesmo usado pelo pai na Copa do Mundo que disputou pela Croácia, em 2014.

Vale destacar que Eduardo da Silva é bastante respeitado no país, onde fez base, iniciou a carreira e se destacou antes de partir para o Arsenal-ING. Em 2023, chegou a ser nomeado cônsul honorário da Croácia no Brasil.

O brilho maior veio justamente pelo Dínamo Zagreb, que foi adversário de Matheus Eduardo no torneio e é o principal time do país. A equipe já conquistou 24 títulos nacionais; o Hajduk Split, segundo, tem 6.

Além da Copa do Mundo de 2014, Eduardo da Silva também vestiu a camisa da Croácia na Eurocopa de 2012. O time caiu na primeira fase, em grupo com Espanha (a campeã), Itália e Irlanda.

A passagem de Eduardo da Silva pelo Flamengo

Após deixar a Croácia, o atacante vestiu a camisa do Arsenal por três temporadas e do Shakhtar Donetsk-UCR por outras quatro. Então, surgiu a oportunidade de ser emprestado ao Flamengo.

E Eduardo da Silva deu sua parcela de contribuição na briga contra o rebaixamento em 2014. Em 24 jogos, marcou nove gols e deu duas assistências. Ficou marcado pela potência das cabeçadas.

Após outros quatro gols em 2015, quando fez mais 22 jogos, Eduardo da Silva voltou para o Shakhtar Donetsk. Em 2017, jogaria novamente no Brasil, dessa vez pelo Athletico-PR.

No entanto, menos de 20 jogos depois, o atacante partiu para a Polônia e defendeu o Legia Warszawa, último clube da carreira. Hoje, Eduardo da Silva — que teve pequena passagem na base do Bangu, vale mencionar — tem 42 anos e está aposentado.

View publisher imprint