Glorioso 1904
·21 January 2025
Glorioso 1904
·21 January 2025
Na tarde de segunda-feira, o Benfica anunciou a contratação de Manu Silva, vindo diretamente de Guimarães. O médio chega ao conjunto de Bruno Lage à pedido do treinador, após um último esforço do Presidente Rui Costa, que conseguiu 'desviar' o jogador do Wolverhampton. Quem teceu largos elogios ao novo futebolista das águias foi Filipe Rocha, que acabou por garantir que Pavlidis, Akturkoglu e Amdouni podem beneficiar da contratação do craque.
O antigo treinador de Manu, que orientou o jogador quando ainda era atleta do Feirense, chegou a convocar o jovem para alguns jogos na equipa sénior. Filó, alcunha do técnico, disse que gostava de estimular os jogadores com o “passe à Hierro”, já que o defesa espanhol era um especialista nos passes à distância, em que o grau de dificuldade do passe é de grau elevado. O reforço de inverno das águias destaca-se neste tipo de exercícios e na sua qualidade de passe.
"Ele tem uma grande capacidade de passe curto, mas também longo, de rutura, beneficiando aqueles jogadores que surgem nas costas da defesa. Akturkoglu, Pavlidis ou mesmo Amdouni podem sair beneficiados", disse o treinador, completando posteriormente com outras qualidades, que Manu Silva herdou de seu pai, Jorge Silva, antigo médio do Boavista, a "leitura de jogo" e a "inteligência" e a "qualidade tática e técnica para fazer o passe entrelinhas". "Não é qualquer jogador que consegue colocar a bola onde quer a 40 ou 50 metros", completou o ex-técnico do Feirense.
Quando trabalhou com Filipe Rocha, o novo jogador dos encarnados ainda desempenhava o papel de médio defensivo. No Vitória de Guimarães quando chegou, o médio foi recuado para central, mas voltou a posição de origem sob comando de Rui Borges, atual treinador dos rivais de Lisboa.
Em síntese, Manu Silva destaca-se pela sua estatura (1.89m) e pelas variações táticas que permite à equipa, pois pode recuar da posição de trinco e jogar como central ao defender com cinco atrás, ou até mesmo ajudar numa saída a três. O ex-treinador do jogador no Feirense terminou por destacar, “a humildade do Manu para ouvir e tentar fazer o que o treinador pede".