Alemanha FC
·7 February 2025
Borussia Dortmund recebe o Stuttgart, no primeiro jogo sob o comando de Nico Kovac
![Article image:Borussia Dortmund recebe o Stuttgart, no primeiro jogo sob o comando de Nico Kovac](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fblogger.googleusercontent.com%2Fimg%2Fb%2FR29vZ2xl%2FAVvXsEjdxj4s5hpHiIH2EAWx1CnVlHBLvHxGnRatPpJtTZB60Ya01hSsNQobXeaDFYCjvKPfakSBtwqgGWouwUj_y5gQ9_EGBdfslj1JMRoD5UiVJWywjfAqj-wDPjWMGSr1hLIy6oH5yR9MQGK-QkUzJDKCfSL3_Wl2f5Xnf1KsaLnGXuM5zPqPC7MbC7n3KDE%2Fw512-h640%2F476162460_1156120535885603_1539170143668372372_n.jpg)
Alemanha FC
·7 February 2025
Por Guilherme Costa
Após a saída de Nuri Sahin do comando técnico do Borussia Dortmund, a equipe oito vezes campeã alemã desfrutou três jogos invictos (empate contra o Werder Bremen, e vitórias contra o Shakhtar Donetsk e Heidenheim) sob o comando de Mike Tullberg. Agora é a vez do croata Niko Kovac, anunciado como o novo treinador dos Aurinegros no dia 30 de janeiro, assumir as frouxas rédeas da situação do Dortmund na Bundesliga.
Em sua mais recente declaração, Kovac - que já comandou os treinos do Borussia - comentou sobre o que ele enxerga do atual estágio do time:
"Estamos em ascensão. O time tem qualidade. Precisamos aumentar a probabilidade de criar chances. Só então poderemos marcar mais gols." Ao passo que, ele conclui "Precisamos [também] encontrar um equilíbrio e também ter uma boa defesa. Foi isso que abordamos e trabalhamos no treinamento desta semana. Mas você não pode colocar tudo em uma semana. Definitivamente levará tempo."
O primeiro teste será contra o Stuttgart (que na última terça-feira eliminou o Augsburg da Copa da Alemanha), atual quinto colocado da Bundesliga com 32 pontos (3 a mais que o Dortmund), no Signal Iduna Park, no próximo sábado (às 11:30, horário de Brasília).
Se a luta pelo título já é praticamente impossível, uma vaga para a Champions League da próxima temporada não está longe, e muito pela instabilidade do Stuttgart (e do RB Leipzig). Ao contrário do clube da Muralha Amarela, os Suábios não tiveram um retrospecto favorável nos últimos três jogos no campeonato alemão, com três derrotas seguidas. Mas as diferenças na Bundesliga não são muitas, já que as duas equipes fazem tantos gols quanto sofrem e vivem numa constante instabilidade nesta temporada.
E para além do reforço no comando técnico, o Dortmund se reforçou na janela de transferência de janeiro, contratando Daniel Svensson e Carney Chukwuemeka.
A contratação do novo treinador não foi muito bem vista pelos torcedores da Muralha Amarela, mesmo que ele tenha uma Copa da Alemanha e uma Bundesliga em seu currículo. E Kovac terá um início agitado porque, além de uma estreia complicada na Bundesliga, na próxima terça-feira (11) o time visita o Sporting no primeiro jogo dos playoffs da Champions League.