MundoBola Flamengo
·15 April 2025
Comitê da CBF dá veredito sobre lance polêmico de Gerson contra Grêmio

MundoBola Flamengo
·15 April 2025
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), criado em 2025 para analisar lances da arbitragem, deu o veredito sobre uma polêmica em Grêmio x Flamengo.
Como o lance foi disputado dentro da área, os jogadores do Grêmio imediatamente pediram pênalti, mas o árbitro da partida seguiu a regra e mandou o jogo seguir. Após análise do VAR, a infração não foi marcada.
A polêmica, entretanto, seguiu após o jogo, com acusações de favorecimento ao Flamengo. A CBF chegou a divulgar o áudio da cabine do VAR na análise do lance, concluindo que não houve pênalti.
No entanto, o novo comitê da CBF — que inclui árbitros internacionais, como Nicola Rizolli e Nestor Pitana, além de Sandro Meira Ricci — divulgou um parecer em que confirma que não houve infração.
Na descrição do lance, o CCEI explica a aplicação da regra e argumenta que o movimento corporal de Gerson não justifica a marcação da penalidade máxima.
"Não há infração do defensor do Flamengo, pois a bola veio inesperadamente de um companheiro de equipe e o braço estava em uma posição natural, sem aumento do espaço corporal", explicou.
Ainda de acordo com o comitê, o movimento feito por Gerson é motivado pela reação natural à aproximação da bola, e não por uma vontade manifestada de impedir a passagem do objeto.
"Apesar dos braços estarem por trás do corpo e se moverem após o desvio da bola, não há a intenção desse movimento, já que o jogador apenas reagiu à mudança de trajetória da bola", diz o documento.
No fim das contas, o Flamengo marcou duas vezes com Arrascaeta e venceu o Grêmio fora de casa por 2 a 0, alcançando a liderança do Campeonato Brasileiro. Até aqui, o time tem duas vitórias e um empate.
E o próximo confronto pela competição já se aproxima. Nesta quarta-feira, o Flamengo volta ao Maracanã para receber o Juventude, em duelo válido pela quarta rodada. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília).