MundoBola Flamengo
·27 December 2024
MundoBola Flamengo
·27 December 2024
A promoção de Filipe Luís ao time principal do Flamengo após a demissão de Tite monopolizou as atenções da torcida rubro-negra. No entanto, lá no sub-20, uma alteração com a subida do ex-lateral gerou um efeito cascata que vai se refletir nos primeiros jogos do Campeonato Carioca de 2025: a contratação — ou recontratação — do treinador Cleber dos Santos.
Substituto de Filipe Luís na equipe sub-20 rubro-negra, Cleber foi formado no próprio Flamengo e será o responsável por ocupar o posto do ex-atleta também nas primeiras rodadas do Estadual 2025. Nelas, o Mais Querido vai se apresentar com um time inteiramente alternativo, cheio de jogadores da base e promessas para o futuro.
Desta forma, o MundoBola Flamengo destrincha abaixo quem é Cleber dos Santos e como foi a carreira do técnico até aqui. Confira!
Cleber é um "novo velho" conhecido. Longe de ser um nome aleatório no Rubro-Negro, treinou as categorias de base sub-11, sub-13 e sub-15, mas deixou o clube em 2007 para ir ao sub-20 do Audax. Por lá, também se tornou auxiliar da equipe profissional e seguiu até 2011, quando o time já se chamava Osasco Audax.
No entanto, Cleber retornou ao Flamengo em 2016 para ser auxiliar de Zé Ricardo, que iniciaria a temporada seguinte no comando e o indicou ao clube. Com a saída do treinador em agosto, Cleber partiu junto e seguiu ao seu lado em outros trabalhos: Vasco, Botafogo, Internacional, Qatar SC (CAT), Shimizu S-Pulse (JAP), Cruzeiro e Goiás.
Em outubro, ao ser apresentado, destacou justamente o passado vitorioso nas categorias de base e celebrou o retorno ao clube que o formou para o futebol.
"Para mim, é uma grande honra voltar ao Flamengo. O clube no qual fui formado, onde aprendi realmente o que é honrar o Manto Sagrado. Pude participar como treinador de todas as categorias de base e fui auxiliar técnico da categoria profissional. Trabalhei aqui no sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, e tivemos a felicidade de conquistar títulos em todas essas categorias. Pude realmente mostrar o que é o DNA do Flamengo. Uma equipe com bastante agressividade, focada no jogo ofensivo, jogo de ataque, para que nós possamos formar jogadores realmente com essa filosofia", destacou.
Além de Cleber dos Santos, outro nome chegou junto ao treinador em outubro. Sandro Gomes, também formado nas categorias de base do Flamengo, é o auxiliar do sub-20 — e também vai exercer o posto nas primeiras rodadas do Carioca. Diferentemente de Cleber, porém, Sandro é especialista em preparação física e análise de desempenho.
No Flamengo, Sandro passou pelas categorias de base sub-13, sub-14 e sub-20, além do futebol profissional.
Desde que chegou, em outubro, Cleber disputou quatro partidas oficiais pelo sub-20 do Flamengo — e não conseguiu vencer. Depois de assumir o time de Filipe Luís, o técnico acabou derrotado pelo Vasco nos dois jogos da final do Carioca da modalidade: 2 a 1 na ida e 1 a 0 na volta.
Em seguida, o time também acabou caindo na Copa do Brasil Sub-20 frente ao Goiás. Nas oitavas de final, o Flamengo perdeu a ida, fora de casa, por 4 a 2. Na volta, não passou de um empate em 1 a 1 e foi eliminado da competição, encerrando o calendário oficial de 2024.
A única vitória veio no último jogo do ano, em amistoso que marcou a reinauguração da Arena da Floresta, no Acre, contra o Santa Cruz local. Com gols de Rafael Couto e Zé Welinton, o time triunfou sobre os donos da casa por 2 a 1.
Em 2025, o Campeonato Carioca vai contar com 12 equipes na primeira divisão, com todas se enfrentando em sistema de pontos corridos na primeira fase — a Taça Guanabara. Os quatro melhores se classificam para as semifinais. Do quinto ao oitavo lugar, os times disputam a Taça Rio, espécie de torneio de consolação.
Nas quatro primeiras rodadas, em que entrará em campo sob comando de Cleber dos Santos, o Flamengo encara Boavista, Madureira, Nova Iguaçu e Bangu. A partir do jogo seguinte, contra o Volta Redonda, a expectativa é de que o time tenha força máxima — ou algo próximo disso. O primeiro grande foco do Rubro-Negro na temporada 2025 é a Supercopa do Brasil contra o rival Botafogo.
No restante da competição, o time ainda vai encarar na primeira fase: Sampaio Corrêa, Botafogo, Portuguesa, Fluminense, Vasco e Maricá.