FC Porto tem o quinto melhor arranque na Liga: “Não serve de consolo” aponta Vítor Bruno | OneFootball

FC Porto tem o quinto melhor arranque na Liga: “Não serve de consolo” aponta Vítor Bruno | OneFootball

Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·4 November 2024

FC Porto tem o quinto melhor arranque na Liga: “Não serve de consolo” aponta Vítor Bruno

Article image:FC Porto tem o quinto melhor arranque na Liga: “Não serve de consolo” aponta Vítor Bruno

Vítor Bruno é o quinto treinador na história do FC Porto que acumula mais pontos até à décima jornada do campeonato. No entanto, o treinador do FC Porto afirmou que isso não é um motivo de satisfação, pois desejava ter vencido todos os dez jogos.

O FC Porto apresenta o melhor registo das últimas sete épocas à 10.ª jornada. Qual é o nível que pretende alcançar com esta equipa?Para amanhã, o foco é o Olival, para trabalhar, continuar a evoluir, solidificando o que temos desenvolvido ao longo destes quatro meses e avançar. O percurso é longo, há muito espaço para continuar a crescer. Os jogadores são insaciáveis. Podemos não ser os mais talentosos e brilhantes, mas, naquilo que levamos para o Olival, quero que sejam imbatíveis, e isso refletir-se-á na competição.”


OneFootball Videos


Era expectável que, a esta altura da época, a equipa tivesse seis vitórias consecutivas e apenas uma derrota para o líder. Podemos considerar que esta época já é fantástica? Contava ter a equipa nesta posição e a jogar assim?“Isso não é um motivo de satisfação. Num clube como o FC Porto, com a ambição que temos, desejamos ganhar todos os jogos. O que queríamos era ter apenas vitórias até ao momento, é isso que nos orienta. Não há espaço para não ganhar aqui, os próprios jogadores desafiam-me diariamente e sinto que estão ávidos de vencer. É isso que desejamos implementar aqui. Aconteceram imprevistos, já são passado, mas não podemos ficar a lamentar nesses momentos. É necessário dar algum tempo para os jogadores se adaptarem ao que se exige, mas no FC Porto o tempo é escasso. Fizemos um bom ciclo de vitórias após o resultado com o Manchester, mas é apenas isso. Na quinta-feira [com a Lazio] temos um novo jogo, é necessário prepará-lo da melhor forma, com o foco na competição [Liga Europa], esta já ficou para trás.

Uma boa apresentação, uma equipa mais confiante e que se sente segura, mas não se pode ficar apenas por isso. Com tantos jogadores novos, há sempre espaço para progressos e retrocessos. Queremos avançar, avançar e avançar. Não é uma ambição desmedida, mas muito consciente do que desejamos, avaliando tudo diariamente e dando passos firmes no processo de construção da equipa.

Com 27 pontos nas dez primeiras jornadas, é apenas superado por Bobby Robson, José Mourinho, André Villas-Boas e Sérgio Conceição, que conseguiram 28. Está satisfeito com este registo? É frustrante não ser líder com este registo?Se dissesse que desejava ter dez vitórias em dez jogos e estar à frente desses números, dir-se-ia que estou a ser arrogante. Para mim, isso não é motivo de satisfação. Pouco me importa se estou em primeiro ou em terceiro. O que quero é que isso coincida com um momento forte do clube. Foi para isso que me contrataram e é para isso que me pagam. Tento dar o melhor de mim todos os dias, durmo com a consciência tranquila, investindo toda a minha energia nos jogadores e tentando que isso se traduza no maior número de vitórias.”

O FC Porto não sofre golos há quase 500 minutos.“Tudo o que não envolva sofrer golos é um forte indicador da solidez e robustez de uma equipa. Sabemos que é um processo que levará tempo, requer muito investimento da nossa parte, e as coisas não acontecem por acaso, exigindo muitas horas de treino. Houve um momento da época em que sentimos que era necessário fazer ajustes nas nossas movimentações quando tínhamos a bola. Estruturalmente não alterámos muito, mas ajustámos algumas coisas a nível posicional, não na linha defensiva, mas numa linha mais avançada no campo. Os jogadores têm dado uma boa resposta. É continuar a evoluir com base no que temos feito e olhar para o jogo de quinta-feira, um desafio muito exigente à nossa solidez nos últimos cinco jogos.”

View publisher imprint