Gremistas
·8 November 2024
Gremistas
·8 November 2024
Mesmo sem ainda atingir a pontuação necessária para se livrar do rebaixamento, o cenário mais provável é de que o Grêmio se mantenha na 1ª divisão sem grandes sustos nas próximas rodadas. E o principal fator que fez a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi ficar mais confortável na tabela foi a recuperação significativa no 2º turno da competição.
Dono da 5ª melhor campanha do returno, o tricolor ocupa atualmente a 11ª posição da tabela, com 39 pontos conquistados. Além disso, a volta da possibilidade do time atuar em seu estádio após as enchentes foi um fato importante para o crescimento da equipe na classificação.
De acordo com dados apresentados pelo site “Sofascore”, especializado em estatísticas no futebol mundial, o Grêmio possui a maior diferença de aproveitamento entre o 1º e o 2º turno do Campeonato Brasileiro.
Se no 1º turno o tricolor obteve apenas 26% de aproveitamento, o desempenho subiu consideravelmente no returno, chegando a 62%. Em termos de pontuação, a diferença se comprova ainda mais, passando de 15 pontos na metade inicial do campeonato para 24 pontos somados em 13 rodadas do returno.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Ainda conforme o levantamento, a 2ª equipe com maior diferença de aproveitamento entre os turnos do Brasileirão foi o Vitória, que viu o desempenho sair de 26% para 59% e melhorou consideravelmente as suas chances de evitar o rebaixamento.
O Grêmio ainda possui 6 jogos a fazer no Brasileirão, sendo 3 em casa e 3 fora de Porto Alegre. A última rodada está marcada para o dia 4 de dezembro, quando o tricolor recebe o Corinthians, na Arena do Grêmio.