Leonino
·10 April 2025
Homenagem a Aurélio Pereira? Frederico Varandas explica papel do Sporting

Leonino
·10 April 2025
O Sporting despediu-se de um dos maiores nomes da sua história, mas o legado de Aurélio Pereira não termina aqui. Frederico Varandas, Presidente do Clube, marcou presença no velório e deixou uma mensagem carregada de simbolismo: “Honrá-lo é continuar a formar jogadores para a equipa principal e para as seleções nacionais”. Na Igreja de São João Baptista, no Lumiar, viveu-se uma cerimónia comovente, onde emoção e gratidão marcaram presença.
Frederico Varandas chegou por volta das 17h30 e, depois de confortar a família de Aurélio Pereira, não poupou elogios ao trabalho que transformou os verdes e brancos. “O Sporting há mais de 40 anos foi o Clube pioneiro a desenvolver o jovem jogador na formação. A partir daí, todo o futebol português se desenvolveu doutra maneira, partindo de um projeto que resultou em dois Bolas de Ouro (Cristiano Ronaldo e Luís Figo) - um deles o melhor da história -,e um Bola de Prata (Paulo Futre)".
O irmão de Aurélio, Carlos Pereira, partilhou um dos momentos mais tocantes da cerimónia. “Nunca foi público mas teve convites dos mais diretos rivais e nunca quis aceitar mesmo condições financeiras mais vantajosas”, admitiu, recordando episódios vividos entre os dois: "Onde houvesse um terreno baldio com miúdos a jogar ele tinha de parar. Depois, com a sua perspicácia e olho clínico, encontrava jovens que podiam tornar-se jogadores e muitos foram encontrados assim. Temos o exemplo do Dani", declarou.
A cerimónia fúnebre está marcada para esta quinta-feira, às 15h00, no Cemitério dos Olivais, com missa no Lumiar e uma homenagem em Alvalade, onde todo o plantel principal estará presente para dar o último adeus. Um gesto que simboliza a gratidão eterna do clube a quem dedicou uma vida à formação.
Marcelo Rebelo de Sousa: "Olheiros há muitos. Ele era um formador"
Também Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de prestar homenagem. O Presidente da República destacou a diferença entre olheiro e formador: “Olheiros há muitos. Ele era um formador.”. E terminou com uma frase que emocionou os presentes: “Tinha uma capacidade de intuição e entendimento completamente diferente e, ainda assim, era humilde.” Palavras que ficam para a história, tal como o nome de Aurélio Pereira no coração do Sporting.