MundoBola Flamengo
·15 February 2025
José Boto foi procurado pelo Vasco antes de vir ao Flamengo

MundoBola Flamengo
·15 February 2025
Com a vitória de Bap na eleição, o novo presidente do clube decidiu pela contratação de José Boto. O português chega para comandar o Departamento de Futebol, sendo o diretor da modalidade.
Mas o seu destino poderia ser bem diferente. Não é de hoje que Boto nutria desejo de trabalhar no Brasil, e ele teve a oportunidade de integrar o futebol de um rival do Mengão.
Boto teria sido sondado pelo Vasco há cinco anos. O grupo político era o mesmo da atualidade, que tem Pedrinho como presidente.
No entanto, o candidato da chapa na época era Julio Brant, mas quem venceu foi Jorge Salgado, afastando a possibilidade de contratação de José Boto.
Felipe, que hoje é diretor-técnico de futebol do rival do Flamengo, foi quem entrou em contato com o português que hoje trabalha no Ninho do Urubu.
Boto trabalhava no Shakhtar Donetsk como diretor, e os vascaínos queriam que José Boto fosse o responsável pelo scout do clube.
Ele se destacou como scout no Benfica e no próprio Shakhtar. De acordo com o Uol, José Boto teria se interessado pelo projeto vascaíno. Sua vontade de trabalhar no Brasil já existia, e não era raro ver o Shakhtar contratando brasileiros por conta de sua admiração pelo país.
Mas ele só veio a trabalhar no Rio de Janeiro cinco anos depois, com a vitória de Bap, realizando finalmente o sonho de vir ao Brasil após se tornar o desejo da chapa vencedora, que derrotou Dunshee e Maurício Gomes de Mattos nas urnas.
Além de definir as contratações, assim como as saídas e fazer o planejamento do futebol com o técnico Filipe Luís, José Boto também é responsável pela montagem do Departamento de Futebol.
No início do mês, o Flamengo acertou a chegada de Andrii Fedchenkov, que trabalhou com Boto no Shakhtar, para o departamento de scout do clube.
A indicação foi feita por Boto, que conhece a qualidade do ucraniano, e por isso, pediu ao clube que contratasse seu ex-companheiro.