Glorioso 1904
·23 November 2024
Glorioso 1904
·23 November 2024
Kika Nazareth é de longe um dos, senão o nome mais sonante do futebol feminino português. A jovem médio/avançado de 22 anos destacou-se ao serviço do Benfica e atualmente cumpre a sua primeira temporada no estrangeiro, a defender as cores do Barcelona, clube onde Kika tem recebido muitos elogios. Quem não fica surpreendido com todo este sucesso é Luís Andrade, que orientou a futebolista durante a sua passagem pelo Glorioso.
Luís Andrade, de 51 anos, foi convidado a falar do bom momento que a lusa atravessa, depois de ter sido determinante na mais recente vitória catalã na Liga dos Campeões, onde marcou dois golos e fez uma assistência, na goleada por 4-1. O treinador, que a lançou no futebol profissional, começou por falar no início de carreira de Kika:“Como coordenador técnico do futebol feminino do Benfica, quando ela estava nos sub-17, comecei a puxá-la para o futebol profissional e foi comigo que se estreou na Liga BPI, logo na 1ª jornada”. “Com 16 ou 17 anos, Kika já era uma atleta que se distinguia das outras todas”, concluiu.
“Fazia pontapés de bicicleta nos treinos e movimentos que exigem grande habilidade, o que não é normal em jogadoras daquela idade”, salientou Luís Andrade. Sobre a personalidade da jovem Kika, o técnico de 51 anos adiantou que se tratava de uma rapariga alegre. “Era muito alegre e muito feliz. Estava sempre com um sorriso nos lábios. O futebol era tudo para ela”, recordou uma vez mais. Na opinião de Luís Andrade, o facto da antiga atleta do Glorioso ter começado a sua prática desportiva no futebol, foi uma mais valia para a sua evolução enquanto futebolista: “O futsal dá-lhes muita confiança. Têm mais tempo de contacto de bola e, como o espaço é mais reduzido, proporciona mais situações de um-para-um”.
Convidado a comentar sobre a mais recente paragem de Kika, atualmente ao serviço do emblema da Catalunha, o antigo coordenador encarnado deixou rasgados elogios ao Barcelona, afirmando que é “neste momento, a melhor equipa do Mundo” do futebol feminino, não apenas por causa dos títulos, mas sim “pela qualidade da equipa e pela forma como joga”. “Têm conhecimento muito grande uma das outras, o que faz com que joguem quase de olhos fechados”, elogiou.
E sobre a importância de Kika Nazareth no clube catalão, Luís Andrade foi perentório: “A Kika encaixou muito bem na equipa, pois tem todos os requisitos necessários para jogar no Barcelona. Falo de técnica, velocidade e inteligência”.
Live
Live