Deus me Dibre
·28 April 2025
Leonardo Jardim valoriza entrega em vitória e fala sobre gestão de elenco

Deus me Dibre
·28 April 2025
O Cruzeiro conquistou mais três pontos no Campeonato Brasileiro ao vencer o Vasco por 1 a 0, na noite do último domingo (27), em São Januário, pela 6ª rodada da Série A. Após a partida, o técnico Leonardo Jardim analisou o desempenho da equipe, comentou sobre o corte do atacante Dudu, destacou a competitividade do grupo e projetou o próximo compromisso pela Copa do Brasil.
Em sua avaliação do jogo, Jardim ressaltou a importância da honestidade na análise e valorizou a atuação dos jogadores, enfatizando a boa campanha da equipe até o momento.
Uma coisa que eu gosto na minha vida é a honestidade. Intelectual e daquilo que a gente fala. Quando a gente fala um jogo bom… o Cruzeiro está no G4 e fez um jogo bom. O Cruzeiro está com 3 vitórias e 1 empate, bom jogo em São Paulo, bom jogo contra o Bahia, contra o Red Bull perdemos mas não merecíamos sair de lá. Temos que ser honestos e deixar de falar de crise, jogadores, direção. 11 jogadores que entraram com uma vontade enorme.
Sobre a ausência de Dudu na lista de relacionados, o treinador reafirmou que a decisão foi tomada por motivo interno, e pediu foco no que aconteceu dentro de campo.
Nós temos que valorizar o Cássio que fez boas defesas. Temos que valorizar os centrais que jogaram pela primeira vez. O Christian que fez o primeiro gol. Temos que falar de futebol. Os casos que andam à volta não podem ser mais importantes que o jogo. Em relação a esse assunto, antes do jogo, fechei o assunto, disse que a suspensão não era por entrevista, era motivo interno, que todos estão a par da situação, jogador, comissão técnica. Informações serão passadas aos cruzeirenses e a todos vocês, mas no momento é só um jogador que não foi relacionado, que depois veremos quais são as soluções.
Com a vitória sobre o Vasco, o Cruzeiro agora volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrentará o Vila Nova pela terceira fase. Leonardo Jardim reforçou o desejo de protagonismo na competição e elogiou a atitude dos jogadores, mesmo diante de dificuldades na preparação.
É uma competição importante. Queremos ser protagonistas e qualificar a equipe. Eu trabalho jogo a jogo. Até hoje fui Vasco, Vasco, Vasco durante os três dias que passamos. Nossa equipe teve dois dias a menos de recuperação que o Vasco, fizemos uma viagem de 9h, do Chile, e hoje os jogadores tiveram essa atitude. Por isso é importante valorizar.
O treinador também abordou a gestão de elenco, a necessidade de intensidade dos atletas e a importância da união dentro do grupo.
Ganhamos todos, perdemos todos. O erro de um, é o erro de todos. É o que eu entendo de futebol. Por vezes a mídia necessita de crucificar alguém, um jogador, um treinador… mas eu não sou assim. Temos que estar imbuídos de um só espírito. Não somente qualitativo, mas intensidade e entrega. Isso tem que fazer os torcedores e as pessoas do Cruzeiro felizes. Estamos a formar uma equipe passo a passo que sabe suar a camisa.
Questionado sobre a competitividade e o desafio de manter o grupo em alto nível, Leonardo Jardim destacou que todos os jogadores foram escolhidos por mérito e precisam manter a entrega independentemente das mudanças no time.
Eu vejo muito aqui, no mercado brasileiro, muito falar de rodízio, de troca. No Futebol tem que gerir. Se os jogadores começarem com rupturas, problemas musculares e começarmos a ficar com menos jogadores, as pessoas vão dizer: ‘não houve gestão’, o treinador faz gestão: ‘é rodízio’. Todos os jogadores do elenco do Cruzeiro têm obrigação, porque vieram e foram selecionados, de competir e jogar no mais alto nível. Quando troco alguns jogadores, por exemplo na Sul-Americana, eu não troquei pra enfraquecer a equipe, troquei pra ganhar o jogo. Não conseguimos ser competentes. Mas o elenco tem que ter essa qualidade. Ninguém está no Cruzeiro por favor. Não fui eu que construí o elenco, mas todo mundo está por mérito próprio. É de realçar também que temos já esse ano três jogadores Crias da Toca. Janderson, Murilo, Kenji, é importante vocês valorizarem isso.
Por fim, Jardim elogiou a estratégia defensiva do Cruzeiro contra o Vasco, controlando o forte jogo aéreo adversário.
O Vasco é uma equipe que joga muito pela beirada, envolve jogadores no corredor pra sair no cruzamento. Tem o ponta de lança mais forte no jogo aéreo do Campeonato Brasileiro e nós tentamos controlar esse jogo exterior. Tentamos procurar alguns espaços entre linhas. Essa é a nossa capacidade de ganhar duelos hoje em dia.
Live
Live