Luís Freitas Lobo fala em "ídolo" no Sporting e faz comparações com... João Félix | OneFootball

Luís Freitas Lobo fala em "ídolo" no Sporting e faz comparações com... João Félix | OneFootball

Icon: Leonino

Leonino

·28 March 2025

Luís Freitas Lobo fala em "ídolo" no Sporting e faz comparações com... João Félix

Article image:Luís Freitas Lobo fala em "ídolo" no Sporting e faz comparações com... João Félix

Luís Freitas Lobo acredita que João Félix e Rafael Leão ainda não convocados para a seleção nacional pelo estatuto e não pelo desempenho demonstrado em campo. O especialista faz uma comparação direta com Geovany Quenda, ala do Sporting - já oficializado no Chelsea -, que considera ser o antónimo dos jogadores do Milan.

"Muitas equipas, em nome das chamadas táticas especulativas, escondem as suas qualidades com uma eficácia diabólica. Ficam fechadas muito tempo, fazendo pensar que estão adormecidas a disfarçar carências, e, de repente, saltam e pregam um susto de morte à equipa adversária. Em geral, esse susto surge em velocidade de contra-ataque. É o que sinto vendo Rafael Leão. Pisa a relva com a insolência da indiferença, mas acha que continua a ter escondida a sua carta de talento mais alta que com tão pouco pode fazer tanto", disse ao jornal O Jogo.


OneFootball Videos


Freitas Lobo diz que o extremo "quando arranca e começa a jogada promete muito. Empolga", mas "quando trava e acaba a jogada, o momento da definição, são vezes demais que a erra (e até a decisão) e entre o passe ou remate (e respetivo timing) perde-se a promessa inicial", atira. "Um 'bluff' explosivo. Uma expressão que faz Leão parecer um jogador de póquer sem expressão nem a carta certa quando lançada".

"Antes de valorizar a cabeça dos treinadores, gosto de valorizar os pés dos jogadores, por isso fico tão desconcertado com os casos em que o jogo parece tornar-se pesado para o... jogador, até este ficar com aquele ar enfadado. Falei no Rafael Leão mas também podia ser o João Félix... Quando os temos na Seleção, cada vez mais vemos convocados estatutos e não verdadeiramente jogadores. Têm a proteção afetiva dos treinadores e não a aproveitam. Uma perturbadora interferência quando se trata de construir uma carreira", admitiu.

"Quenda converteu-se em ídolo"

Em sentido contrário, Luís Freitas Lobo aponta o aparecimento "de um menino (ainda é um menino), que converteu-se em ídolo com explosões voadoras e fintas mais arranques para mostrar o que é a vontade de jogar futebol a cada momento. É Quenda", afirmou, mostrando-se rendido ao prodígio do Sporting e criticando Roberto Martínez: "Sentado no banco ou a aquecer na berma do relvado nos jogos da Seleção, percebe-se a diferença. São jogadores que provam como o futebol é uma relação de lealdade (e no inverso, de infidelidade) que fazem deles um fenómeno sentimental. Para os dois lados".

View publisher imprint