Leonino
·30 December 2024
Leonino
·30 December 2024
O Sporting venceu o Benfica por uma bola a zero, com um golo de Geny Catamo. Este jogo marcou a estreia de Rui Borges ao comando da formação verde e branca, e, apesar de todas as dúvidas à volta da equipa, o antigo treinador do Vitória conseguiu dar uma boa resposta.
O que mais se destacou no jogo foi a tática usada por Rui Borges. O treinador alterou a tática da equipa verde e branca de 3-4-3 para 4-4-2, surpreendendo tudo e todos, mas, apesar da mudança de sistema, os jogadores pareceram compreender a ideia em causa.
notícias relacionadas
< >
O chefe de redação do jornal Record, Luís Pedro Sousa, abordou um pouco sobre esta mudança tática do Sporting na sua mais recente crónica. O também comentador afirmou que, embora a vitória seja importante, será necessário ver como a equipa se comportará no futuro, apesar de falar "numa manobra arriscadíssima" do novo técnico.
“Independentemente do resultado e das incidências do jogo, o dérbi de ontem marca a rutura definitiva do Sporting com a era Ruben Amorim. Para o bem e para o mal. Rui Borges, numa manobra arriscadíssima, colocou de lado o 3x4x3 que o Sporting utilizou nos últimos cinco anos e adaptou a equipa em tempo recorde a um sistema tático com o qual se sente mais confortável. Agora, como é óbvio, e depois de derrotado o Benfica, não se justifica qualquer recuo. Afinal, a tentativa de romper com o passado surtiu efeito.”
“A questão que se vai colocar, num futuro próximo, é se o plantel leonino está talhado para jogar, por exemplo, numa linha de quatro defesas. A resposta, para já, é afirmativa. Mesmo com quatro centrais no onze, a verdade é que Eduardo Quaresma fez um jogão a lateral-direito e, na esquerda, Matheus Reis desempenhou com competência uma função que já conheceu bem. Além disso, a próxima janela de mercado abre já esta semana e Rui Borges terá hipótese de preencher uma ou outra lacuna. Tanto na defesa como no ataque”, concluiu.