AVANTE MEU TRICOLOR
·24 November 2024
AVANTE MEU TRICOLOR
·24 November 2024
Abraçado por Arboleda, André Silva vez o gol que garantiu o Tricolor na Liberta (Foto: Divulgação/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
O São Paulo, enfim, garantiu sua participação na próxima Copa Libertadores, pela 23ª vez em sua história. A confirmação veio no empate por 2 a 2 com o Atlético-MG na noite deste sábado (23), no Morumbi, pela 35ª rodada do Brasileirão.
A classificação fez com que o Tricolor também mantivesse dois recordes: é o clube brasileiro a disputar mais competições internacionais consecutivas, há 23 temporadas, além de alcançar a 60ª competição internacional em sua história – nenhuma outra equipe brasileira jogou tantos torneios internacionais oficiais.
Em número de participações, o São Paulo segue em 2º lugar entre os brasileiros, atrás apenas do rival Palmeiras, que vai para sua 25ª edição da Liberta em 2025, juntamente com o time do Morumbi.
O Tricolor deve deixar para trás o Grêmio, com 22, e se consolidar isoladamente como segundo brasileiro com mais participações na Libertadores. O time gaúcho hoje é o 14º colocado do Brasileirão, com 40 pontos, e briga mais contra o rebaixamento do que por vaga ao torneio continental.
O São Paulo é também um dos clubes mais vitoriosos da Libertadores. O Tricolor é tricampeão (1992, 1993 e 2005), três vezes vice-campeão (1974, 1994 e 2006), além de semifinalista em outras quatro oportunidades (1972, 2004, 2010, 2016).
Nas últimas participações, no entanto, duas eliminações para brasileiros, o que está se tornando uma sina ao Tricolor nas últimas décadas. Em 2021, o time caiu nas quartas de final para o campeão Palmeiras, com 4 a 1 no placar agregado.
Já neste retorno ao torneio em 2024, mais uma eliminação para um compatriota, o finalista Botafogo, também nas quartas de final, mas apenas após a disputa por pênaltis depois de dois empates.
De 2006 para cá, em 12 participações, o São Paulo acabou eliminado para brasileiros em nove oportunidades.
O São Paulo já está garantido na Libertadores 2025, sim, mas ainda não sabe se para a fase preliminar ou diretamente a de grupos. Os quatro melhores do Brasileirão, excluindo o Flamengo já com vaga pela Copa do Brasil, que hoje é o G5, se classificam a etapa de chaves.
Outros dois qualificados pelo Brasileiro enfrentam etapas eliminatórias para, enfim, alcançarem a fase de grupos da competição. Hoje, o São Paulo entraria nesta lista, já que é o 6º colocado. Porém, se o Botafogo vencer a Libertadores 2024, garante sua vaga e estende mais uma no Nacional, ajudando o Tricolor.