MundoBola Flamengo
·7 February 2025
Marcado por homenagens, Fla x Flu foi primeiro jogo após Tragédia no Ninho
![Article image:Marcado por homenagens, Fla x Flu foi primeiro jogo após Tragédia no Ninho](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2022%2F01%2Fgarotos-do-ninho-e1587205460878.jpg)
MundoBola Flamengo
·7 February 2025
O sábado (8) não marca só o clássico entre Flamengo e Fluminense, mas também os seis anos da Tragédia no Ninho do Urubu, que vitimou dez jovens sonhadores que jogavam na base do clube. Por isso, o certame será cercado por homenagens.
Uma curiosidade, no entanto, é que o Fla x Flu foi o primeiro jogo do Flamengo após a Tragédia no Ninho. A partida do Carioca aconteceu no dia 14 de fevereiro, seis dias após o incidente. Mas a derrota por 1 a 0 foi o fato menos doloroso daquela semana.
A partida em questão ficou marcada por homenagens, e o MundoBola relembra. Em clima amistoso, até os torcedores do Fluminense mostraram apoio, entoando "a bênção João de Deus", música entoada pelos tricolores. Além disso, o elenco rival também entrou com uma faixa preta nos uniformes.
O que mais marcou, no entanto, foram as homenagens da própria torcida do Flamengo, que homenageou as vítimas cantando uma canção que é entoada até hoje nas arquibancadas em todos os jogos, quando o relógio chega no minuto 10, em alusão aos dez jovens jogadores.
Enquanto a torcida gritava pelos "Garotos do Ninho", um círculo foi formado no gramado com garotos carregando balões brancos, além de uma faixa que afirmava: "Aos meninos do Ninho, nossos corações". O minuto de silêncio foi respeitado, e os balões foram largados e subiram na direção do céu.
Nas arquibancadas inferiores, próximo do campo, torcedores seguravam bandeiras que exibiam fotografias. Eram dez bandeiras, uma para cada criança que faleceu no Ninho do Urubu. O Flamengo entrou em campo de shorts pretos, do segundo uniforme, mas com a camisa rubro-negra, ilustrando seu luto.
No camarote do Maracanã, Cauan Emanuel apareceu no telão do estádio. Cauan foi um dos sobreviventes, e na imagem, não conseguia conter o choto. A mãe de Christian Esmério, goleiro que faleceu na Tragédia, também apareceu aos prantos.
A família de Christian, inclusive, foi a última a chegar a um acordo de indenização com o Flamengo, concretizado pela gestão de Bap durante a semana.
Em campo, uma faixa com as imagens dos jovens e a hashtag "OsDezDaGávea" também foi estendida pela Comissão de Esportes, em parceria com a Ferj.
Com os seis anos da Tragédia se completando exatamente no clássico contra o Fluminense, o Flamengo voltará a homenagear as vítimas da Tragédia.
O clube informou que antes do jogo, as famílias das vítimas foram convidadas para uma missa na Capela Ecumênica do Ninho do Urubu, erguida no CT para homenagear as vítimas.
Além disso, um patch com os dizeres "Nossos 10" estará estampado nas camisas dos jogadores do Flamengo. Outras homenagens acontecerão por intermédio do telão, contando ainda com a participação da torcida.