Martín Anselmi passou o dia com André Villas-Boas, esteve no Dragão e será apresentado na segunda-feira | OneFootball

Martín Anselmi passou o dia com André Villas-Boas, esteve no Dragão e será apresentado na segunda-feira | OneFootball

Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·26 January 2025

Martín Anselmi passou o dia com André Villas-Boas, esteve no Dragão e será apresentado na segunda-feira

Article image:Martín Anselmi passou o dia com André Villas-Boas, esteve no Dragão e será apresentado na segunda-feira

Ainda antes do sol nascer, Martín Anselmi, o novo treinador do FC Porto, chegou à Invicta, onde foi recebido, dentro do aeroporto, por Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, figuras proeminentes do futebol portista. O futuro técnico, juntamente com a sua família e a sua equipa técnica (Facundo Oreja, Luís Pastur, Diego Bottaioli e Darío Herrera), saiu pela porta VIP, evitando, assim, o contacto direto com a imprensa. No entanto, à distância, o novo líder da equipa escutou algumas palavras de apoio de quatro adeptos que se encontravam no local, de forma semelhante ao que aconteceu no dia anterior em Madrid. “Vamos Martín, para cima deles” e “acreditamos em ti” foram algumas das mensagens dirigidas ao treinador enquanto se afastava do aeroporto.

A partir daí, dirigiu-se diretamente para o hotel, onde se instalou e teve a oportunidade de descansar um pouco após a longa viagem, num quarto que contava com várias ofertas do clube. Posteriormente, Anselmi teve um almoço com André Villas-Boas e a direção desportiva, antes de se deslocar ao Dragão, onde se familiarizou com o estádio e participou em várias reuniões de trabalho, com o objetivo de compreender o funcionamento do clube e discutir questões contratuais.


OneFootball Videos


Mexicanos em alerta, dragões em calma

Enquanto Anselmi se deslocava de Madrid para o Porto, no México, a ESPN noticiava uma investigação interna no Cruz Azul em relação a uma carta que o FC Porto alega possuir, onde Iván Alonso, o diretor desportivo, terá aceitado o pagamento de cerca de 2,8 milhões de euros pela cláusula do treinador. O canal de televisão tentou contactar o dirigente, que se absteve de comentar a situação. No entanto, a imprensa local afirmava que ele teria negado a existência da carta internamente, levando o Cruz Azul a emitir um comunicado em que defendeu o responsável pelo futebol do clube, afirmando que “não existem evidências que sugiram a aceitação de um acordo para a cessação antecipada do contrato do treinador”.

Os mexicanos rejeitaram a primeira oferta feita pelos dragões, que previa o pagamento da cláusula em duas parcelas. No entanto, na segunda-feira, Iván Alonso, com o conhecimento do presidente Vítor Velazquez, aceitou uma segunda proposta, que contemplava um pagamento único de 2,8 milhões de euros, e tudo indica que existem documentos oficiais que comprovam essa aceitação. Este fato proporciona ao FC Porto uma sensação de calma, caso a situação venha a ser analisada pela FIFA.

Pressionada pelas notícias e pela opinião dos adeptos, a direção do Cruz Azul tentou recuar, afirmando que a cláusula de 4,8 milhões de euros não se aplica a “clubes de elite” e que até ao momento não havia recebido o pagamento. O FC Porto, por sua vez, não irá efetuar a transferência do dinheiro até que a FIFA tome uma decisão que irá interpretar o contrato e definir o valor da compensação a ser pago aos mexicanos, que poderá ser inferior ao valor estipulado nas cláusulas, a não ser que um acordo seja alcançado antes disso.

Se a FIFA for chamada a intervir, o FC Porto poderá inscrever Anselmi, uma vez que ao assinar um novo contrato de trabalho, o anterior é considerado rescindido, aplicando-se as cláusulas penais que ele contém. Assim, Martín poderá liderar o clube até que o processo seja finalizado, o que significa que não será prejudicado por uma suspensão de atividade. É importante mencionar que é o “player status committee” do tribunal de futebol da FIFA que possui a competência para resolver o litígio, o qual poderá ser também alvo de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto. No pior dos cenários, Anselmi poderá ser punido a nível internacional, de acordo com o código de ética da FIFA, mas a situação mais provável é que os clubes consigam chegar a um entendimento antes disso.

View publisher imprint