Calciopédia
·20 December 2024
Calciopédia
·20 December 2024
Se a lógica for soberana neste fim de semana, não devemos ter surpresas na 17ª rodada da Serie A. A jornada que se aproxima é uma daquelas raras em que os principais times da Itália entram em campo como favoritos: dos oito primeiros colocados, só o Bologna talvez não entre com uma vantagem tão expressiva no duelo com o Torino, embora venha atuando de forma mais sólida do que o rival. De resto, todos os outros do pelotão citado largam bem na frente na busca pelos três pontos. Um eventual tropeço, considerando o cenário, resultaria em perda de terreno para quem vier a fracassar.
Entre as equipes que jogam em casa na rodada, Atalanta (enfrenta o Empoli), Inter (pega o Como) e Fiorentina (encara a Udinese), são aquelas que têm mais chances de vencer. Já dentre aquelas que são visitantes, a Juventus tem tudo para superar o Monza, afundado na zona de rebaixamento – ainda que venha de um tropeço em seus domínios contra o Venezia, que está na mesma situação. Napoli (Genoa), Lazio (Lecce) e Milan (Verona) devem ter vida um pouco mais complicada, mas seguem com amplo favoritismo. Confira, a seguir, a prévia da jornada.
Inter x Como
Na última rodada, Inter e Como somaram vitórias que, apesar de contextos diferentes, tiveram um peso gigantesco para as equipes: enquanto os nerazzurri aplicaram um histórico 6 a 0 sobre a Lazio em pleno Olímpico e mostraram toda sua força na luta pelo scudetto, os lariani ganharam da Roma, com gols nos acréscimos, e deixaram a zona de rebaixamento. Agora, os dois times da Lombardia se enfrentam numa espécie de tira-teima. Afinal, a Beneamata raramente tropeça contra adversários mais fracos (nesta temporada, só o fez nos empates com Genoa e Monza), ao passo que os comascos engrossaram o caldo contra rivais tradicionais e ganharam da Atalanta.
Inter e Como voltarão a se enfrentar pela Serie A após mais de 20 anos. O confronto mais recente entre as equipes ocorreu em março de 2003, num jogo que acabou em 4 a 0 para os nerazzurri. A Beneamata vive grande fase e a sua torcida não só espera um resultado similar no fim de semana como também almeja que Lautaro, artilheiro da última edição do campeonato, utilize a peleja para melhorar o seu desempenho. Até o momento, o capitão marcou cinco gols em 13 partidas, tendo encontrado as redes pela última vez há quatro rodadas, sobre o Venezia – que, assim como o adversário dos nerazzurri nesta jornada, veio da segundona. Esse tipo de compromisso costuma estimular o argentino, que tem mira calibrada contra times recém-promovidos: nos derradeiros 24 duelos com caçulas, participou de 25 tentos, com 20 bolas nas redes.
Prováveis escalações
Inter: Sommer; Bisseck, De Vrij, Bastoni; Dumfries, Frattesi, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Lautaro.
Como: Audero. Van der Brempt, Goldaniga, Kempf, Sala; Sergi Roberto, Da Cunha; Gabriel Strefezza, Paz, Fadera; Belotti.
Genoa x Napoli
A chegada de Patrick Vieira ao comando do Genoa parece ter mudado o rumo do time, que ainda não perdeu com o francês e subiu para a 13ª posição, com dois pontos a mais do que o Cagliari, que abre a zona de rebaixamento. Agora com novo presidente, o romeno Dan Sucu, o Vecchio Balordo respira mais aliviado e, depois de empatar com o Milan, tentará pontuar contra mais um forte adversário. O Napoli de Antonio Conte até reagiu bem após ter perdido a liderança para a Atalanta, ao vencer a Udinese de virada, mas ainda não mostrou um futebol tão convincente nesta Serie A.
Apesar das melhorias que vem apresentando sob o comando de Vieira, o Genoa tem retrospecto negativo em jogos contra o Napoli: desde 2010, os rossoblù venceram apenas dois dos 27 duelos realizados contra os partenopei, tendo perdido 17 deles. Ademais, o time da Ligúria precisará limitar Lukaku, autor de um dos gols da vitória sob a Udinese na última rodada. Afinal, a vítima preferida do belga na Serie A é justamente o Vecchio Balordo, que sofreu sets gols nas seis vezes que enfrentou o centroavante.
Lukaku iniciou a reação do Napoli contra a Udinese e, no fim de semana, encara o Genoa, sua vítima favorita na Serie A (Getty)
Monza x Juventus
A invicta Juventus parece não conseguir mais vencer: graças a quatro empates seguidos pela Serie A, alcançou 10 resultados iguais em 16 rodadas. Bem, o jogo deste domingo pode ser a oportunidade perfeita para a equipe de Thiago Motta reencontrar os três pontos, fundamentais também para a briga por vaga na Champions League, visto que o Monza, afundado na zona de rebaixamento, não ganha há oito jornadas.
O Monza disputa sua terceira temporada na Serie A e, até o momento, construíram retrospecto bastante equilibrado com a Juventus: nenhum empate foi registrado e tivemos duas vitórias para cada lado, sendo as primeiras, em 2022-23, para os bagai – aliás, foi justamente sobre a Velha Senhora que o time da Lombardia desabrochou na competição –, e as mais recentes, em 2023-24, para os piemonteses. O duelo deste domingo também pode servir para que ao menos uma das equipes quebre algum jejum. Afinal, se os bianconeri empataram seus últimos quatro compromissos pelo campeonato, os biancorossi somam três derrotas consecutivas e buscam evitar uma inédita sequência de quatro tropeços no certame.
Sexta, 20/12, 16h45 Verona x Milan
Sábado, 21/12, 11h Torino x Bologna
Sábado, 21/12, 16h45 Lecce x Lazio
Domingo, 22/12, 8h30 Roma x Parma
Domingo, 22/12, 11h Venezia x Cagliari
Domingo, 22/12, 14h Atalanta x Empoli
Segunda, 23/12, 14h30 Fiorentina x Udinese