Não foi a primeira: antes de Adidas, Corinthians procurou gigante inglesa para substituir Nike | OneFootball

Não foi a primeira: antes de Adidas, Corinthians procurou gigante inglesa para substituir Nike | OneFootball

Icon: Central do Timão

Central do Timão

·9 May 2025

Não foi a primeira: antes de Adidas, Corinthians procurou gigante inglesa para substituir Nike

Article image:Não foi a primeira: antes de Adidas, Corinthians procurou gigante inglesa para substituir Nike
  1. Por Daniel Keppler e Ciro Hey / Redação da Central do Timão

O Corinthians vive um impasse com a Nike, fornecedora de material esportivo para o clube há 22 anos. Em meio a uma discussão nos bastidores sobre a renovação automática acionada pela Fisia, representante da companhia no Brasil, que poderá estender o vínculo entre as partes até 2029, o Alvinegro busca opções, tendo iniciado conversas com a Adidas para substituir a empresa a partir da próxima temporada.

No entanto, segundo apuração da Central do Timão, a multinacional alemã não foi a primeira empresa procurada pela atual gestão alvinegra para fazer essa troca. Ainda no primeiro semestre de 2024, o clube procurou a inglesa Umbro com o mesmo propósito: ter a marca fornecendo o material esportivo do Corinthians, considerando um encerramento do vínculo com a Nike em dezembro de 2025.


OneFootball Videos


Article image:Não foi a primeira: antes de Adidas, Corinthians procurou gigante inglesa para substituir Nike

Foto: Reprodução

Ainda segundo a fonte consultada pela Central do Timão, a pessoa responsável pela abordagem do clube junto à Umbro foi Sérgio Moura, que na época atuava como superintendente de Marketing do Corinthians. Ele se afastou do cargo em meados de maio, em decorrência do escândalo envolvendo o caso VaideBet, cujo inquérito policial está próximo de ser concluído pelas autoridades.

A informação reforça a perspectiva de que a atual gestão, desde que assumiu, planejava o fim do vínculo do Corinthians com a Nike. Meses após esse contato inicial com a Umbro, a diretoria voltou-se para a Adidas, com quem já se reuniu pelo menos uma vez para tratar do assunto. Vale lembrar que o contrato entre clube e empresa proíbe negociações com concorrentes sem que a parceira seja notificada previamente, o que, segundo apurações, não foi feito.

A apuração da Central do Timão ainda dá conta de que, embora a gestão corinthiana esteja disposta a, se necessário, judicializar a questão e forçar a rescisão com a Nike, mesmo com a renovação até 2029 sendo acionada pela Fisia, ainda há espaço para uma solução negociada, cujos termos teriam que, necessariamente, agradar a ambos os lados.

Atualmente, a Umbro fornece material esportivo para quatro clubes da Série A no Brasil: Fluminense, Grêmio, Santos e Sport. No país, a marca é gerida pelo Grupo Dass, que também é responsável pela gestão de Fila e Tryon, além de atuar como fornecedora industrial para Nike, Adidas e Under Armour, entre outros.

Veja mais:

View publisher imprint