oGol.com.br
·12 December 2024
oGol.com.br
·12 December 2024
O novo regulamento da está longe de ser unanimidade. De momento, a justificativa de mais partidas entre os principais clubes ganhou um ingrediente interessante. Em péssimo momento, e têm praticamente uma "final" pela frente.
Depois de ser superado pela Juventus, o City se manteve com oito pontos e está na 22ª colocação. Já o PSG, mesmo com a vitória diante do Red Bull Salzburg, é apenas o 25º. Lembrando que apenas os 24 melhores classificados lutam por uma vaga no playoffs - fase anterior às oitavas de final.
Na próxima partida, curiosamente, as duas equipes vão medir forças. O estádio Parque dos Príncipes será o palco, mas o fator casa não tem sido relevante para os parisienses na disputa. Dos nove pontos disputados, o PSG conquistou apenas quatro - os adversários foram o Girona, o PSV e o Atlético de Madrid.
Com uma vitória nesse duelo, o time de Manchester garante sua vaga nos playoffs da Champions. E esse tem sido justamente o problema para os Cityzens. Com um 2024/25 complicado à frente do clube, Pep Guardiola tem somado recordes negativos.
O técnico perdeu quatro jogos seguidos pela primeira vez na carreira e, nos últimos dez confrontos, obteve apenas um triunfo, dois empates e sofreu assustadoras sete derrotas. Essa já é, de longe, a pior série de Guardiola como treinador.
Para avançar na Champions, o City de Guardiola e o PSG de Luis Enrique têm uma ameaça importante. O Stuttgart possui os mesmos sete pontos dos parisienses, mas fica atrás no critério do saldo de gols. A questão é que, na próxima partida, os alemães tem um duelo acessível contra o Slovan Bratislava, da Eslováquia.
O confronto final do Stuttgart é justamente contra o PSG, que viaja até a Alemanha. Já o City, por sua vez, recebe o Club Brugge, que soma 10 pontos e está na 19ª colocação.
Se dois bilionários do futebol sofrem para ficar entre os 24 melhores clubes da Champions, o grupo das oito melhores equipes, que vão avançar diretamente às oitavas de final, é surpreendente.
Não propriamente nos quatro melhores classificados. O Liverpool é a única equipe com 100% de aproveitamento e lidera com 18 pontos. Os Reds são seguidos por Barcelona, com 15, Arsenal, 13, e o Bayer Leverkusen, que soma os mesmos 13 pontos.
O quinto colocado é o Aston Villa, que faz grande temporada, mas pode ser considerado uma surpresa, e é seguido pela Internazionale. Os grandes azarões vêm a seguir, os franceses do Brest e do Lille.
Enquanto isso, ainda há gigantes como Bayern de Munique e o maior vencedor da Champions, o Real Madrid, fora do grupo dos oito melhores. Os jogos grandes propostos pela Uefa são uma realidade. E a primeira experiência pode deixar de fora, de maneira precoce, algum dos favoritos ao título.