Leonino
·8 May 2025
Números não mentem! Histórico de João Pinheiro em jogos do Sporting cria indignação em Alvalade

Leonino
·8 May 2025
João Pinheiro foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o jogo entre Sporting e Benfica, no próximo sábado. O árbitro da Associação de Futebol de Braga vai dirigir um dérbi entre leões e encarnados pela quarta vez. No total, o juiz já arbitrou 30 jogos da equipa principal dos verdes e brancos - os leões ganharam menos de metade.
Analisando os registos, verifica-se que o Sporting somou 12 vitórias, 10 empates e oito derrotas, em partidas dirigidas por João Pinheiro. Nesses 30 encontros, o árbitro exibiu 79 cartões amarelos e nove vermelhos a jogadores dos leões. No que diz respeito a grandes penalidades, o juiz de Braga assinalou seis penáltis a favor dos verdes e brancos e sete contra.
A estreia de João Pinheiro em jogos do Clube de Alvalade aconteceu num Rio Ave - Sporting, em setembro de 2016, com uma derrota da equipa verde e branca por 3-1. Na presente temporada, o árbitro já dirigiu quatro partidas dos leões. Em agosto, esteve na derrota por 3-4, frente ao Porto, na Supertaça, e, em setembro, arbitrou a vitória em Arouca, por 3-0, na quinta jornada da Liga Portugal Betclic. Em janeiro, foi o responsável por ajuizar a final da Taça da Liga, frente ao Benfica – que o Sporting perdeu no desempate por penáltis – e, em fevereiro, esteve no Porto – Sporting (1-1), tendo expulsado Ousmane Diomande, numa decisão muito criticada.
Relativamente ao Benfica, João Pinheiro foi árbitro principal em 34 jogos, nos quais as águias somaram 23 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Nessas partidas, o clube da Luz teve 10 grandes penalidades assinaladas a seu favor e apenas uma contra. Em termos disciplinares, foram 66 cartões amarelos e um vermelho mostrados a jogadores dos encarnados.
De resto, ao longo da sua carreira profissional João Pinheiro já arbitrou três dérbis entre Sporting e Benfica, sendo que o resultado final foi sempre o empate. Além da final da Taça da Liga, em janeiro passado, o juiz esteve no 2-2, em Alvalade, na 33ª jornada do campeonato 22/23 e ainda noutra igualdade a dois golos, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Estádio da Luz, na época passada.